Estado russo testa aplicação baseada em blockchain para administração pública
O estado russo de Nizhny Novgorod está testando um aplicativo baseado em blockchain para a administração pública.
O estado russo de Nizhny Novgorod está testando o uso do aplicativo “City N”, baseado em blockchain, para tarefas de administração pública, de acordo com uma reportagem da ForkLog publicada em 28 de maio.
Os residentes do estado poderão registrar seus impostos na plataforma Vostok, construída com blockchain, usando o aplicativo City N. Outros serviços da aplicação incluem a capacidade de verificar a identidade dos moradores de Nizhny Novgorod, bem como os impostos recebidos pelo estado e como eles vem sendo gastos, tudo através do portal on-line de serviços públicos, Gosuslugi .
O governador da região de Nizhny Novgorod, Gleb Nikitin, comentou sobre a transparência concedida pelo uso da tecnologia blockchain, bem como as esperanças do governo de engajamento cívico através do novo aplicativo:
“Graças às novas tecnologias, os residentes estarão mais ativamente envolvidos na gestão de sua cidade por meio do orçamento proativo, chamado ‘participativo’. A tecnologia blockchain nos permitirá garantir a máxima transparência e honestidade nas relações entre uma pessoa e o estado”.
Os fundos serão supostamente alocados no orçamento federal de 2020 para lançar um piloto da plataforma em outras regiões. O Centro Nacional de Informatização da Rostec State Corporation irá supervisionar a implementação da plataforma em todo o país.
Como relatado anteriormente pela Cointelegraph, o conglomerado estatal russo Rostec elaborou uma proposta de estratégia nacional para blockchain pensada para ser executa em cinco anos que supostamente geraria 1,6 trilhão de rublos (US $ 25,4 bilhões).
De acordo com o relatório da ForkLog, a Rostec e a Vostok assinaram um acordo de parceria para implementar a tecnologia blockchain na infraestrutura digital da Federação Russa.