Polícia dos EUA prende golpistas da BitClub, a ‘Minerworld da China’ que operava com mineração de Bitcoin

Policia dos EUA prende três pessoas nos EUA acusados de operar um esquema que funcionaria nos mesmos moldes da Minerworld suposta pirâmide financeira do Brasil

As autoridades americanas anunciaram a prisão de três pessoas, Matthew Brent Goettsche, 37, Jobadiah Sinclair Weeks, 38, e Joseph Frank Abel, 49, acusados de serem os operadores de um esquema fraudulento que enganava investidores afirmando realizar operações com mineração de Bitcoin na China.

Segundo informações divulgada pela autoridades a BitClub operava desde 2014 com táticas similares usadas pela suposta pirâmide financeira brasileira, Minerworld que também afirmava realizar operações de mineração na China e também no Paraguai.

Assim como a brasileira, a BitClub usava de táticas de marketing multinível para angariar novos clientes e também anunciava premiações entre outras bonificações. Contudo as similaridades não param por ai.

A BitClub também realizava operações reais de mineração e possuía equipamentos na China fazendo mineração de Bitcoin, assim como a empresa brasileira acusada de pirâmide financeira, contudo a lucratividade era manipulada para parecer que a atividade era realmente lucrativa quando,na verdade, as ‘farms’ e equipamentos funcionam somente como uma estratégia de marketing para atrair novos investidores.

Os três operadores americanos foram presos e estão sendo acusados ​​de conspiração, afirmou o procurador dos EUA Craig Carpenito em Nova Jersey. No  em comunicado. Mais dois réus, cujos nomes não foram divulgados, permanecem em liberdade.

Especialista em criptomoedas já vinham alertando a muito tempo sobre as atividades fraudulentas da BitClub que, mesmo em 2018, quando o bear market ‘obrigava’ mineradores a operar no vermelho e desligar máquinas a empresa continuava prometendo uma rentabilidade ‘infinita’ baseada na mineração de Bitcoin.

Como noticiou o Cointelegraph, em outro suposto golpe com criptomoedas, a Rede Globo, a principal emissora de televisão do Brasil, destacou o drama de clientes da suposta pirâmide financeira YouXWallet que seria comandada por Joab dos Santos, que também se apresentava como Pastor Joab.

Por conta das atividades da YouXWallet e do suposto golpe aplicado por ele e pela empresa ele foi interrogada na Delegacia de Combates a Crimes Cibernéticos, da Polícia Civil de Salvador. Segundo a Rede Globo, o depoimento dele durou mais de três horas.

Confira mais notícias

Você pode gostar...