Imposto de criptomoedas chegando: Ministério das Finanças da Rússia inicia período de consultas públicas
O Ministério da Fazenda está buscando contribuições da indústria e do público sobre como regular os ativos digitais até 18 de março.
O Ministério das Finanças da Federação Russa iniciou oficialmente o trabalho no projeto de lei de regulamentação de criptomoedas do país, arquivando o primeiro aviso público no portal jurídico federal.
O Ministério das Finanças da Rússia apresentou na quinta-feira (17/02) dois avisos de desenvolvimento anunciando o início do processo de desenvolvimento de uma estrutura legal para atividades relacionadas a transações com moedas digitais e sua emissão.
O primeiro edital, denominado “Sobre Moeda Digital”, informa sobre o lançamento do governo de uma consulta pública sobre regras para transações de ativos digitais, convidando propostas de participantes do mercado financeiro, cidadãos e pessoas jurídicas. O segundo aviso detalha um processo semelhante para possíveis alterações a outras leis federais que “Sobre Moeda Digital” possa exigir.
De acordo com os avisos, o ministério espera finalizar as consultas públicas para o projeto de lei de criptomoedas até 18 de março.
O rascunho do projeto de lei em si não foi divulgado até momento da redação. De acordo com um porta-voz do ministério, a autoridade espera tornar o documento público nas próximas três semanas. “O procedimento de discussão pública ocorre em várias etapas. Estamos atualmente na fase inicial de informar sobre o início do desenvolvimento”, observou o representante.
O ministro das Finanças russo, Anton Siluanov, supostamente espera que o projeto de lei de criptomoedas seja aprovado até o final de 2022.
De acordo com relatos locais, espera-se que o governo russo introduza regulamentações federais de criptomoedas até sexta-feira, com o objetivo de finalmente estabelecer um consenso sobre a regulamentação de criptomoedas com o banco central da Rússia.
O Ministério das Finanças lançou anteriormente um conceito para regular o mercado de criptomoedas, propondo limitar a exposição a criptomoedas de investidores não profissionais e colocar a infraestrutura de criptomoedas sob a autoridade de um único “organizador de câmbio digital”.
VEJA MAIS: