Alfa-Bank russo se junta à rede de financiamento comercial por blockchain apoiada pelo HSBC
Uma grande rede de negociação global via blockchain dá as boas-vindas a um dos maiores bancos da Rússia.
O Alfa-Bank, um dos maiores bancos comerciais privados da Rússia, juntou-se a uma rede de financiamento comercial por blockchain apoiada pelo HSBC.
De acordo com um anúncio oficial de 3 de novembro, o Alfa-Bank é o primeiro banco russo a se tornar membro da Contour – uma plataforma de blockchain que conecta as principais instituições financeiras do mundo, como a HSBC, ING e Citi. A rede permite que os clientes do banco acompanhem o processamento e a modificação das transações financeiras comerciais e reduzam os custos operacionais.
Evgenia Fomina, chefe da diretoria de empréstimos do Alfa-Bank, disse que os pilotos da Contour no mercado russo pretendem melhorar a qualidade das transações internacionais, afirmando:
“A adesão à plataforma Contour e o lançamento dos projetos-piloto no mercado russo vão ajustar a estratégia de desenvolvimento de produtos para transações transfronteiriças. As solicitações dos clientes tornam-se mais complexas e estamos sempre buscando oferecer as melhores soluções. ”
Anteriormente conhecida como “Voltron”, a Contour é focada no processo de elaboração e emissão de cartas de crédito usando a blockchain Corda da R3. A iniciativa foi lançada em 2018 pela R3 e oito bancos globais, incluindo HSBC, ING, Citi, Bangkok Bank, BNP Paribas, Standard Chartered, SEB e CTBC.
Apesar do projeto ter sido iniciado há dois anos, a rede Contour foi finalmente lançada no mês passado. De acordo com a Global Trade Review, a Contour deixou o beta no início de outubro de 2020, após um lançamento do beta comercial no início de 2020. Em 1 de novembro, a filial de Bangladesh do banco global HSBC anunciou a conclusão da primeira carta de transação de crédito baseada em blockchain do país na Contour.
O CEO da Contour, Carl Wegner, disse que a entrada do Alfa-Bank na rede é outro marco para o projeto. “O envolvimento deles continuará a construir uma rede inclusiva que irá melhorar o comércio em todo o mundo”, disse Wegner.
Com sede em Moscou, o Alfa-Bank não é estranho à tecnologia de blockchain. O banco também é membro do grande consórcio de blockchain R3 desde 2018. Em outubro de 2019, o Alfa-Bank lançou um piloto via a Marco Polo Network da R3 para testar pagamentos transfronteiriços entre a Rússia e a Alemanha. Anteriormente, o Alfa-Bank havia lançado em conjunto um serviço de gestão de liquidez baseado na blockchain corporativo Waves.
LEIA MAIS:
- Japão: grupo de estudo de auto regulação revela 3.5 milhões de cripto investidores ativos
- Um minuto de silêncio pelas altcoins já que os picos do Bitcoin retêm o valor dos mercados
- Shenzhen e China apóiam fundo de $79 mi para apoiar as startups de Blockchain da cidade
- Cliente do Grupo Bitcoin Banco protesta na frente do Ministério Público Federal do Paraná