Sberbank da Rússia planeja lançar plataforma DeFi na Ethereum

Os sistemas DeFi são capazes de deslocar o mercado tradicional de serviços bancários, disse Konstantin Klimenko, diretor de produto do Blockchain Lab do Sber.

O maior banco da Rússia, o Sberbank, está avançando com o plano de lançar sua plataforma de finanças descentralizadas (DeFi), preparando-se para testar o produto em alguns meses.

O Sberbank espera lançar testes abertos de sua plataforma DeFi até maio de 2023, anunciou o diretor de produto do Blockchain Lab da Sber, Konstantin Klimenko, informou a agência de notícias local Interfax em 3 de fevereiro.

Atualmente sendo testada em beta privado, a próxima plataforma DeFi do Sberbank estará totalmente aberta até o final de abril, permitindo que os usuários realizem as primeiras transações comerciais, disse Klimenko.

O executivo destacou que a plataforma blockchain será compatível com a blockchain Ethereum, permitindo que os clientes utilizem as principais carteiras, como a MetaMask, para movimentar seus ativos. Klimenko também observou que os usuários poderão transferir seus ativos de outras plataformas.

O executivo de blockchain afirmou que a plataforma DeFi do Sberbank visa se tornar um ecossistema DeFi principal na Rússia. Ele também expressou confiança de que os sistemas DeFi são capazes de deslocar o mercado tradicional de serviços bancários.

O anúncio está de acordo com os planos divulgados anteriormente pelo Sberbank de habilitar aplicativos DeFi na infraestrutura do banco. Em novembro de 2022, o Sberbank anunciou um conjunto de novos recursos para sua plataforma proprietária de blockchain, incluindo compatibilidade com contratos inteligentes e aplicativos na rede Ethereum.

Parece não estar claro como a próxima plataforma será regulamentada porque a Rússia ainda não criou uma regulamentação de moeda digital. De acordo com Anatoly Aksakov, chefe do Comitê de Mercado Financeiro da Duma, a Rússia “definitivamente” adotará os regulamentos cripto em 2023.

Conforme relatado anteriormente, o Sberbank estava lutando para lançar algumas ferramentas blockchain nos últimos anos devido a vários atrasos de registro pelo banco central russo. Esperando originalmente lançar sua plataforma de emissão de ativos digitais em 2021, o Sberbank acabou recebendo a aprovação do Banco da Rússia na primavera de 2022. O governo russo é o acionista majoritário do Sberbank, detendo 50% + 1 ação.

Em 2 de fevereiro, o Alfa Bank, um dos maiores bancos privados da Rússia, tornou-se a quarta instituição financeira do país autorizada a emitir ativos digitais ao lado do Sberbank, da plataforma de tokenização estatal Atomyze e da fintech Lighthouse.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...