Rússia: Nova versão de projeto de lei cripto permitirá que empresas privadas “digitalizem” ações
Um projeto de lei russo sobre “ativos financeiros digitais” agora inclui a tokenização de patrimônio para empresas de capital fechado.
O tão aguardado projeto de lei russo sobre criptomoeda e regulamentação de blockchain permitirá que empresas privadas e entidades legais “digitalizem” suas ações e as armazenem via blockchain, reportou o site de mídia local Vedomosti em 21 de outubro.
De acordo com a nova edição do projeto de lei “Sobre ativos financeiros digitais”, obtido pela Vedomosti, a Duma estatal russa está planejando permitir que os proprietários de empresas privadas criem e vendam os chamados “ativos financeiros digitais (DFA)” que atuam como patrimônio digitalizado para a empresa. Os dados do DFA terão sido verificados pelo Banco Central da Rússia e armazenados via blockchain.
De acordo com o RBC, um canal de notícias russo focado nos negócios, um DFA é essencialmente equivalente a um “token” de cripto, apenas sob um nome diferente. A definição de um DFA também será incluída na lei civil russa para que os investidores possam recorrer aos tribunais no caso de as regras de emissão de token serem violadas, relatórios da RBC.
A nova regra – se aprovada pelo Estado no segundo segundo de três leituras da Duma – será aplicada a todas as empresas de responsabilidade limitada e sociedades anônimas de capital aberto. No entanto, como observa o RBC, uma vez que uma empresa emita esses ativos, não poderá mais abrir o capital por meios tradicionais.
O projeto de lei “Sobre Ativos Financeiros Digitais” foi introduzido pela primeira vez em janeiro pelo Ministério das Finanças da Rússia, e era esperado para ser aprovado até 1 de julho de 2018. Em março, Aksakov e outros deputados apresentou uma versão ligeiramente diferente que estabeleceu conhecer seu cliente (KYC) regulamentos para verificação de identidade do cliente em casas de câmbio cripto. O projeto foi aprovado pela Duma do Estado na primeira das três leituras em maio deste ano.
A segunda audiência foi adiada até a sessão de outono da Duma, que termina no final de dezembro. No entanto, nesta sexta-feira, 19 de outubro, a definição de “criptomoeda” foi removida do projeto de lei, juntamente com a definição de mineração, deixando o documento com falta de termos-chave cripto.
Depois que o “decepcionante” projeto de cripto atraiu críticas de especialistas desde o seu primeiro lançamento, um grupo de lobby do Sindicato dos Industriais e Empreendedores da Rússia (RSPP) começou a trabalhar em uma versão alternativa do mesmo. Segundo a vice-presidente da RSPP, Elina Sidorenko, a nova lei ajudará a eliminar as contradições no projeto de lei do estado que ela chama de “inacabadas e fragmentadas”.