Agência reguladora diz que Signature Bank foi fechado por não fornecer dados confiáveis

Um membro do conselho do banco havia afirmado anteriormente que a agência queria enviar uma mensagem contra as criptomoedas.

O Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York (NYDFS) fechou o Signature Bank por “falhar em fornecer dados consistentes e confiáveis” e não por causa de um suposto viés contrário às criptomoedas, de acordo com uma reportagem do International Business Times publicada em 14 de março. Anteriormente, o membro do conselho do Signature Bank, Barney Frank, havia acusado a agência reguladora de fechá-lo apenas para “enviar uma mensagem anti-cripto muito forte.”

De acordo com a reportagem, um porta-voz do NYDFS disse que a intervenção “não tem nada a ver com as criptomoedas.” Em vez disso, houve “uma crise significativa de confiança em relação à liderança do banco.” O regulador estava testemunhando uma enxurrada de saques do banco durante o fim de semana e, quando tentou obter informações da administração do banco, eles falharam em fornecer “dados confiáveis e consistentes”, disse a reportagem parafraseando uma declaração do porta-voz da agência reguladora.

A reportagem sustenta que Barney Frank manteve sua afirmação original. Ele teria dito em resposta: “Acho que isso foi um fator. Estou intrigado com o motivo pelo qual [o banco] foi fechado.” Frank afirmou ainda que “os executivos do banco estavam trabalhando para fornecer dados aos reguladores”, mas não foi possível realizar tal tarefa antes de ser fechado.

A Seção 606 da Lei Bancária de Nova York autoriza o NYDFS a assumir o controle de um banco por vários motivos. Inclusive se o banco “se recusar, mediante solicitação adequada, a enviar seus registros e negócios para inspeção de um examinador do departamento” ou “esteja em condições insalubres ou inseguras para realizar seus negócios.”

O NY DFS interviu no #SignatureBank sob a Seção 606 da Lei Bancária de Nova York. Aqui está a lista de razões que justificam a apreensão. Elas são bastante abrangentes.

— Frances ‘Cassandra’ Coppola (@Frances_Coppola)

O Signature Bank foi fechado em 12 de março. Seu fechamento fez parte de uma onda de colaposos bancários ocorrida na semana passada, que incluiu o Silvergate Capital e o Silicon Valley Bank. Numerosas empresas relacionadas a criptomoedas tinham fundos depositados no Signature, incluindo Coinbase, Celsius e Paxos. A exchange de criptomoedas Gemini havia feito uma parceria comercial com o Signature no passado, mas declarou em 13 de março que não tinha fundos no banco no momento da intervenção federal.

LEIA MAIS

Você pode gostar...