Investidores tem recurso indeferido no caso das ‘ações meme’ da GameStop movido contra Robinhood
O juiz do tribunal de recursos disse que a Robinhood tinha direito de impor restrições às negociações de “ações meme.”
Um tribunal federal de apelações dos Estados Unidos manteve a decisão de rejeitar uma ação coletiva movida por investidores contra a corretora on-line Robinhood Markets.
Um total de 16 investidores apresentaram uma ação coletiva contra a plataforma de negociação em setembro de 2021, alegando que a empresa os restringiu de comprar 13 “ações meme” quando os fundos de hedge estavam sendo vendidos a descoberto em janeiro de 2021.
A ação da corretora os impediu de se beneficiar dos lucros e também fez com que os preços das ações despencassem, alegaram.
A Robinhood ganhou uma moção para rejeitar a queixa em janeiro de 2022, citando o fato de o autor não ter apresentado uma reivindicação. Os autores da ação então questionaram a decisão no tribunal de apelações dos EUA em março de 2023.
No entanto, parece que os investidores sofreram outro revés, pois a juíza de apelação manteve a decisão de arquivar a ação. A juíza do Tribunal de Apelação dos EUA, Britt Grant, disse que os argumentos não tinham mérito legal.
Ela explicou que a Robinhood “tinha o direito de fazer exatamente o que fez” porque não era legalmente obrigada a proteger esses investidores de prejuízos econômicos.
Isso se deve ao fato de que a Robinhood tinha, e ainda tem, permissão legal para restringir a capacidade de seus clientes de negociar ações e se recusar a aceitar qualquer uma de suas transações, acrescentou a juíza Grant.
Se os investidores decidirem levar a questão adiante, o próximo e último recurso será a Suprema Corte dos EUA, o mais alto tribunal dos EUA. No entanto, eles precisarão apresentar uma petição para um “writ of certiorari”, que é um documento solicitando que a Suprema Corte analise o caso.
A Suprema Corte recebe cerca de 100 a 150 casos de mais de 7.000 revisões, portanto, as chances de o reclamante ter seu caso ouvido mais uma vez são provavelmente pequenas.
O short squeeze da GameStop ocorreu em janeiro de 2021 e foi inicialmente acionado por usuários do subreddit /wallstreetbets.
A estratégia do short squeeze era causar grandes perdas para as empresas de Wall Street que vendiam a descoberto essas ações em particular e, com isso, lucrarem elas mesmas.
Outras 12 ações fizeram parte do frenesi, incluindo AMC Entertainment, American Airlines Group, Blackberry, Bed, Bath & Beyond e Trivago.
A GameStop foi, no entanto, uma das maiores beneficiárias do impulso nos preços alimentado pelo Reddit, tendo subido mais de 9.900%, de US $ 0,86 para mais de US$ 86 entre abril de 2020 e janeiro de 2021, de acordo com dados da Macrotrends.net.
LEIA MAIS