Ripple e Coil incentivam a inclusão financeira em parceria com a Fundação Gates

A Fundação Bill e Melinda Gates está formando uma parceria com a Coil, empresa de blockchain com sede na Califórnia, com o objetivo de aumentar o acesso financeiro a comunidades desprivilegiadas e não bancárias.

Inicialmente a novidade foi anunciada pelo principal tecnólogo e vice-diretor da Fundação, Miller Abel, e posteriormente o desenvolvimento foi confirmado pela Coil, fundada pelo ex-diretor de tecnologia da Ripple, Stefan Thomas.

Além de implementar o Protocolo Interledger da Ripple, também foram exploradas, formas de usar o software de pagamentos de código aberto MojaLoop para permitir sistemas de desembolso voltados para o público necessitado.

A Fundação Gates forneceu o financiamento do desenvolvimento do MojaLoop. Além da Ripple, a Crosslake Technologies, o Software Group, o ModusBox e o Dwolla também estavam envolvidas no desenvolvimento deste sistema de pagamento.  

O problema de interoperabilidade

Há um ano atrás, quando foi lançado, o MojaLoop foi elogiado como sendo a resposta para aumentar a inclusão financeira, uma vez que resolveu o problema de interoperabilidade que foi identificado como um grande obstáculo no que diz respeito à ampliação do acesso a serviços financeiros básicos:

“A interoperabilidade dos pagamentos digitais tem sido o obstáculo mais difícil para a indústria de serviços financeiros superar. Com a Mojaloop, nossos parceiros de tecnologia finalmente conseguiram uma solução que pode ser aplicada a qualquer serviço, e convidamos os bancos e a indústria de pagamentos a explorar e testar essa ferramenta.”

Na época, a Fundação Gates, usou estatísticas obtidas do Banco Mundial e conseguiu notar que cerca de dois bilhões de pessoas de países em desenvolvimento não tinham acesso a contas bancárias e então não podiam usufruir da segurança e dos benefícios oferecidos pelos serviços financeiros básicos.

Para o bem

Além desse ação colaborativa com a Fundação Bill & Melinda Gates, a Ripple também anunciou algumas iniciativas filantrópicas recentemente.

No final do mês passado, a empresa lançou um programa de impacto social conhecido como “Ripple for Good”, que já tinha recebido colaborações de doadores superiores a 100 milhões de dólares.

O programa Ripple for Good também vai focar nas comunidades não bancárias, e vai financiar projetos educacionais voltados ao aumento da inclusão financeira em todo o mundo.

O presidente executivo e co-fundador da Ripple, Chris Larsen, ressaltou a importância desta ação:

“Temos que parar de ser disruptores arrogantes e nos concentrar em construir coisas que resolvam problemas do mundo real. Se nos concentrarmos no movimento blockchain, mais de dois bilhões de pessoas não bancárias podem se tornar plenos cidadãos econômicos.”

Veja também: FlowBTC organiza Meetup beneficente sobre Blockchain em prol do Outubro Rosa dia 25/10 em São Paulo

 

FlowBTC

Comprar e vender Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que faz parte da Enterprise Ethereum Alliance e possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta em https://www.flowbtc.com.br/

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

O post Ripple e Coil incentivam a inclusão financeira em parceria com a Fundação Gates apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.

Você pode gostar...