Coréia do Sul: Busan vai construir usina de energia virtual com blockchain

Conforme divulgado nesta segunda-feira pelo jornal sul-coreano Yonhap News Agency, o governo sul coreano vai gastar 4 bilhões de won coreanos (equivalente a 3,5 milhões de dólares) para montar uma usina de energia virtual (VPP) com blockchain na cidade de Busan.

Busan é a segunda cidade mais populosa da Coréia do Sul, e anunciou que a prefeitura selecionou um projeto para apoiar a indústria de energia inovadora na região, construindo uma VPP baseada em blockchain compartilhada pelos cidadãos.

O projeto será representado em uma competição nacional em 2019, realizada pela Korea Electric Power Corporation (KEPCO), maior concessionária de eletricidade da Coréia do Sul.

Por sua definição, uma usina de energia virtual é uma usina de energia distribuída baseada na nuvem que integra as capacidades ociosas de múltiplos recursos de energia para otimizar a geração de energia, bem como de comercialização ou venda de energia no mercado de eletricidade.

O citado projeto VPP movido a blockchain, está programado para agregar fontes de energia como fábricas de áreas de Busan e instalações públicas de sistemas de armazenamento de energia (ESS), além de usinas de energia solar.

Parece que o projeto foi proposto pela cidade de Busan, bem como pelas principais empresas e instituições locais, incluindo a Universidade Nacional de Pusan ​​(PNU), a empresa de gestão de energia Nuri Telecom, a Busan City Gas e a empresa imobiliária Korea Industrial Complex Corporation.

De acordo com a agência de notícias coreana TokenPost, a cidade de Busan já está desenvolvendo e promovendo ativamente a tecnologia blockchain. No início deste ano, Yoo Jae-soo, ministro de Assuntos Econômicos de Busan e ex-diretor geral de política financeira da Comissão de Serviços Financeiros (FSC), teria realizado uma reunião para discutir a criação de uma zona especial na cidade para construir um ambiente amigável para o desenvolvimento da indústria de blockchain e cripto.

Em junho deste ano, uma agência governamental sul-coreana – Associação de Convergência de ICT da Indústria-SW (WICA) – também revelou planos para estabelecer um centro de blockchain em Busan baseado no modelo Crypto Valley da Suíça. De acordo com o plano, a versão sul-coreana do Crypto Valley suíço está definida para ser localizada em Haeundae, um espaço afluente e turístico à beira-mar no leste de Busan.

Hoje, o segundo maior banco comercial do país, o Shinhan Bank, lançou uma iniciativa baseada em blockchain dentro dos processos internos da instituição para reduzir o número de erros humanos na manutenção de registros.

Não perca mais nenhuma análise e notícia sobre o mundo cripto. Entre no nosso grupo do Telegram e fique por dentro dos principais acontecimentos do mercado.
Leia também

Ohio se torna o primeiro estado dos EUA a permitir pagamento de impostos em Bitcoin

Itaú cria plataforma blockchain para pequenos empréstimos

Reino Unido: Força-tarefa do governo propõe alterações na regulação de cripto

FlowBTC

Comprar e vender BitcoinEthereumRipple, Bitcoin Cash e Litecoin é na FlowBTC! A plataforma mais segura e rápida do Brasil, com 3 anos de história, nunca saiu do ar e nem foi hackeada. É a única corretora brasileira que possui grandes investidores do mercado financeiro tradicional. Invista com especialistas, abra já sua conta.

Quer ficar por dentro de mais conteúdo? Siga o BrBitcoin nas redes sociais:

O post Coréia do Sul: Busan vai construir usina de energia virtual com blockchain apareceu primeiro em Brasil Bitcoin.

Você pode gostar...