De acordo com o CEO da Ripple CEO, ‘nossa transparência nos abriu para sermos atacados’
Brad Garlinghouse, CEO da Ripple, argumentou que a transparência de sua empresa a tornava vulnerável a um “monte de informações erradas”.
Aludindo à onda de controvérsias que assolaram o projeto, o CEO da Ripple, Brad Garlinghouse, argumentou que a “transparência da Ripple nos abriu para sermos atacados”.
“10 ou 100 vees mais transparente do que qualquer outro no mundo cripto”
Em uma entrevista para o podcast Off the Chain apresentado pelo cofundador da Morgan Creek Digital Assets, Anthony Pompliano, em 9 de outubro, Garlinghouse disse que há um “monte de informações erradas” por aí, mas afirmou que isso se deve em parte porque o Ripple é “dez ou cem vezes mais transparente do que qualquer um na comunidade de cripto”, disse ele:
“Nossa transparência nos abriu para sermos atacados […] o Ripple tentou liderar pelo exemplo.”
Pompliano revelou que, de longe, as perguntas mais ouvintes relacionadas à controvérsia de alto nível sobre o manuseio das vendas de tokens XRP pela Ripple, para as quais o CEO reiterou suas garantias anteriores de que a empresa escolheria despejar tokens e depreciar o valor da XRP, uma vez que é “a parte mais interessada no sucesso e na saúde do ecossistema Ripple. Nós possuímos muito XRP.”
Ele descreveu como a Ripple gerencia suas participações em tokens XRP, observando que a empresa criou 55 seviços de custódia, cada uma contendo 1 bilhão de XRP que são desbloqueados uma vez por mês.
Uma vez liberado, ele disse, o Ripple retorna 80% do XRP de volta aos compromissos recém-criados para o futuro. Ele enfatizou que, embora a Ripple possua os compromissos, eles possuem sinalização criptográfica em seus contratos, o que significa que a empresa não pode abri-los a seu pedido.
Com o XRP liberado restante, Garlinghouse disse que a Ripple vende os tokens programaticamente ou sobre o balcão (OTC) para clientes institucionais que desejam exposição ao XRP.
Agora que o mercado se tornou mais líquido, no entanto, ele disse que essas vendas OTC estão em declínio e a Ripple geralmente encaminha esses clientes para outros lugares.
No geral, Garlinghouse estimou que a Ripple venda XRP a 10 pontos base do volume diário de mercado – ou seja, 99,9% do volume de XRP não está conectado à Ripple.
“Somos o único exemplo de cripto e blockchain sendo usadas em larga escala, ponto”
Garlinghouse também alegou que o Ripple é o “único exemplo de cripto e blockchain sendo usadas em largaescala, ponto”.
Enquanto ele admitiu que ele mesmo comprava Bitcoin – “está funcionando, está dimensionado” – ele disse que, quando se trata de soluções corporativas de blockchain, a Ripple é o único projeto que passou por experimentação e prosseguiu para uma implementação em larga escala.
Em um sinal, talvez, da prevalência de controvérsias relacionadas à Ripple, a discussão de Garlinghouse sobre a relação entre Bitcoin e XRP retornou a outra questão controversa.
O CEO observou que vários ex-engenheiros do Bitcoin, bem como os fundadores da Ripple, estavam envolvidos na criação do ledger XRP, mas ressaltaram que “o ledger XRP foi criado antes da existência da empresa Ripple”.
Conforme relatado, os membros da comunidade assumiram a empresa anteriormente por tentar ostensivamente ofuscar a natureza de seu relacionamento com o XRP.
Cory Johnson – uma ex-apresentadora de TV da Bloomberg que trabalhou cerca de um ano como principal estrategista de mercado da Ripple – foi criticada recentemente por sua controversa analogia de que “o relacionamento da Ripple com o XRP é semelhante ao relacionamento da Chevron com o petróleo”.
O próprio Garlinghouse já havia usado a analogia em um argumento contra outra controvérsia: a possível classificação do XRP como valor mobiliário.
“A Exxon possui muito petróleo”, observou ele. “Isso não faz do petróleo um valor mobiliário”.