Urgente: “Sistema de pagamentos instantâneos é uma resposta do Banco Central ao Bitcoin” diz Campos Neto

“Sistema de pagamentos instantâneos é uma resposta do Banco Central ao Bitcoin e criptomoedas” diz Campos Neto

O presidente do Banco Central do Brasil, Roberto Campos Neto, declarou que o sistema de pagamentos instantâneos do BCB, lançado oficialmente em 19 de fevereiro, e que estará operacional até novembro deste ano, é uma responsta do Bacen ao desenvolvimento da economia digital impulsionado pelo Bitcoin, criptomoedas e moedas digitais,

“Este é um dos projetos mias importantes que temos neste ano. O mundo demanda um instrumento de pagamento que seja barato, rápido, transparente e seguro. Se pensarmos em termos de Bicoin e criptomoedas elas nascem desta necessidades, desta características. E o PIX é a nossa resposta a estes sitesma. O PIX é um projeto muito  importante e vai ser o embrião de uma transfornação total no sistema financeiro do país”, destacou Campos Neto.

Ainda segundo o presidente do Banco Central,  o projeto vai unir todos os ‘elos’ da nova economia, como as novas formas de pagamento, as fintechs, os bancos tradicionais e o opn banking.

“Será totalmente interoperável e instantâneo e que todo mundo possa abrir sua conta onde quiser e acessar serviços financeirtos exclusivos”, frisou.

Também presente no evento, o Diretor de Organização do Sistema Financeiro e Resolução do BC, João Manoel Pinho de Mello na sede do Banco Central em São Paulo, frisou que toda as transções do PIX serão processdas em no máximo 10 segundos.

Inicialmente foi cogitado que o sistema funcionaria com blockchain, contudo, o BCB declarou que isso não é verdade  e que ele usurá chaves públicas, ICP Brasil, que já é utilizado no Sistema de Pagamentos Brasileiros (SPB) e não utiliza qualquer tecnologia em DLT.

Ainda segundo Mello, o novo sistema vai aumentar a competcição do mercado, incluir pessoas, facilitar as rransações e diminuir os custos para os usuários.

“Os pagamentos instantâneos vão trazer uma grande revolução no Brasil juntamente com as outras medidas que o BC vem tomando, open banking, por exemplo”, disse.

Segundo vem divulgando o Banco Central, iniciar um pagamento instantâneo por meio do PIX deverá ser tão simples quanto selecionar uma pessoa na lista de contato do telefone celular (sem a necessidade de inserir informações como número do banco, da agência e da conta e o CPF do recebedor) ou ler um código único de identificação, como um QR Code, por exemplo.

Confira mais noticias

 

Você pode gostar...