Resistência à censura do Ethereum é frágil, diz Banco Central dos EUA

Um relatório do Federal Reserve de Nova York, publicado nesta quarta-feira (7), analisa os impactos das sanções contra o Tornado Cash, famoso mixer descentralizado construído em cima do Ethereum.

Como destaque, o Banco Central dos EUA conclui que a resistência à censura do Ethereum é frágil. Isso porque sua rede possui “um nível razoável de concentração em sua cadeia de liquidação” e uma “alta dependência em poucos atores” que incluem transações de entidades sancionadas em seus blocos.

Atualmente o sistema do Ethereum é dividido em três camadas: validadores, relays e construtores de blocos.

No caso dos relays, por exemplo, existem apenas 8 players responsáveis pela função. Na parte dos construtores, apenas três deles são responsáveis por 94,5% dos blocos. Os dados analisados pelo Livecoins são do censorship.pics.

Sanções contra o Tornado Cash funcionaram?

O estudo do Banco Central dos EUA sobre o Tornado Cash e, consequentemente sobre o Ethereum, é bastante amplo e imparcial. Segundo os pesquisadores, as sanções contra o mixer tiveram efeito, mas estão longe de serem totalmente eficazes.

“Observamos uma queda dramática no volume de transações após a introdução das sanções.”

“A queda nos volumes de transações é estatisticamente significativa, com uma redução de 72% na média semanal de transações”, continua o Fed, apoutando que tanto depósitos quanto saques diminuíram após a ação.

Número de depósitos e saques no Tornado Cash caiu drásticamente após sanções dos EUA, mas não acabaram. Fonte: Federal Reserve.
Número de depósitos e saques no Tornado Cash caiu drásticamente após sanções dos EUA, mas não acabaram. Fonte: Federal Reserve.

Indo além, o documento destaca que apesar da prisão de seus desenvolvedores, o Tornado Cash segue funcionando já que não pode ser modificado por ninguém. Portanto, a exclusão dessas transações deveria ser feita no Ethereum, o que não está acontecendo.

“Nossa análise indica que a não-cooperação não é motivada por razões pecuniárias ou restrições operacionais, mas sim por razões filosóficas.”

O estudo também apresenta um caso de uso legítimo do Tornado Cash, no qual amigos dividem a conta de um jantar, mas querem manter sua privacidade financeira.

Talvez por isso, a pool de depósitos de 0,1 ETH foi a que teve menos impacto com as sanções.

Volume de pools de diferentes valores do Tornado Cash. Fonte: Federal Reserve.
Volume de pools de diferentes valores do Tornado Cash. Fonte: Federal Reserve.

Outro fator analisado foi o preço da criptomoeda Tornado Cash (TORN), que perdeu 94% de seu valor desde a data da sanção, 8 de agosto de 2022. Embora não tenha importância nas operações do mixer, seus investidores foram amplamente impactados pela decisão.

Ethereum é frágil, diz Fed

Embora o relatório do Fed mostra que a continuação da validação das transações do Tornado Cash “indicam que a censura não aconteceu ao nível de sistema” do Ethereum, o texto mostra que a rede é frágil nesse quesito.

“Descobrimos que o nível de cooperação enfraquece ao longo da cadeia de liquidação.”

“Embora as transações do Tornado Cash continuem a ser liquidadas ao longo do nosso período de amostra, um número crescente de grandes construtores [de blocos], coopera com as sanções ao excluir transações do Tornado Cash de seus blocos”, continua o Fed.

Poucos construtores de blocos não estão cooperando com as sanções americanas ao Tornado Cash. Fonte: Fed.
Poucos construtores de blocos não estão cooperando com as sanções americanas ao Tornado Cash. Fonte: Fed.

Dois grandes players que estão passando essas transações são o Titan Builder e o Faith Builder. Daqueles que operam nos EUA, o Fed aponta que houve uma grande mudança em seus comportamentos.

“Essas mudanças mais amplas no mercado colocaram o Tornado Cash e seus usuários em uma posição precária, pois o processamento do Tornado Cash parece depender do Titan Builder, dada sua proeminência, ou de um número disperso de construtores muito menores”, aponta o Fed.

“Demonstramos que, embora as transações do Tornado Cash continuem a ser liquidadas, a resistência à censura parece mais frágil do que o volume de transações sugere”

Por fim, o crescente nível de censura no Ethereum já foi discutido em outros momentos, preocupando a comunidade. De qualquer forma, enquanto houver resistência, essas transações sancionadas continuarão sendo liquidadas na rede.

Fonte: Resistência à censura do Ethereum é frágil, diz Banco Central dos EUA

Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Você pode gostar...