Pesquisa mostra que 81% das empresas têm dificuldade para encontrar pessoas aptas para trabalhar com blockchain
Levantamento aponta também que questões internas das companhias estão entre os principais obstáculos para desenvolver a tecnologia blockchain.
As empresas do setor financeiro no Brasil têm ciência dos avanços e dos novos caminhos que a adoção de blockchain pode abrir para os seus negócios. No entanto, as companhias também se enxergam diante do desafio de buscar mão de obra qualificada e mais conhecimento sobre as reais possibilidades oferecidas por essa tecnologia.
Essas são algumas das conclusões obtidas a partir de uma pesquisa realizada pela Cryptum, empresa que está liderando a entrada de outras na Web3, com mais de cem líderes profissionais (C-level, diretores, gerentes, etc) do setor financeiro. Segundo o levantamento, 81% deles concordam parcial ou totalmente que há uma dificuldade em encontrar pessoas qualificadas no mercado para trabalhar com blockchain.
O dado obtido pela pesquisa vai ao encontro de fatores elencados pelos tomadores de decisão sobre os entraves para desenvolvimento de blockchain em suas empresas. Ainda segundo o levantamento, 59% dos respondentes dizem acreditar que as companhias ainda não estão treinando profissionais para essas tecnologias e nem para compreensão de seu potencial, enquanto somente 17% estimam já terem iniciado a preparação para esse novo cenário.
Também foi possível notar uma certa resistência em parte das companhias quanto à adoção de blockchain, porque 33% dos entrevistados afirmam que essa tecnologia ainda se encontra em fase inicial de adoção, com poucos exemplos concretos de utilização. Outros 31% dizem ainda que se trata de algo que não se enquadra na cultura da companhia.
O Brasil é globalmente o sexto país que mais cresce na adoção de blockchain e referência na América Latina, mas apenas mais recentemente tivemos aplicações em grandes instituições no país que, de fato, aproximam a tecnologia do público. A sua simplificação, bem como as nossas exemplificações recentes dos benefícios através de casos práticos, é fundamental para que as empresas possam enxergar os benefícios e decidam inovar e testar.
Ferramenta para inovação
Apesar das dificuldades enfrentadas pelas empresas, os representantes entrevistados demonstram ciência do potencial de transformação que essa tecnologia traz consigo para os negócios em que for aplicada. De acordo com o levantamento da Cryptum, 83% dos respondentes das empresas concordam parcial ou totalmente que blockchain representa uma oportunidade de crescimento para o mercado como um todo.
Na mesma direção, 69% também concordam de forma parcial ou plenamente que essa nova tecnologia tem o potencial de melhorar a competitividade de seus negócios perante o mercado, enquanto 75% descartam a blockchain como algo que represente um risco para essa evolução.
“É questão de tempo para que o mercado amadureça e ocorra uma transformação em relação à infraestrutura financeira e aos seus legados. É um processo de atualização de plataformas e paradigmas que, passo a passo, traz vantagens operacionais e benefícios na colaboração para construção de melhores produtos ao consumidor. Nossa visão é que o mercado vai ser completamente redefinido em novas bases transacionais com o dinheiro programável”, diz.
Outro levantamento da Cryptum, desta vez realizado com mais de mil entrevistados residentes no país, aponta que ao menos 39% dos respondentes consideram trocar os produtos e serviços financeiros que utilizam hoje pelos de empresas baseadas em blockchain e 84% deles acreditam que empresas que investem em novas tecnologias, como blockchain e Web3, poderão fornecer produtos e serviços personalizados e adaptados às suas necessidades.
Além disso, 27% dos respondentes também afirmam que estariam mais inclinados a colocar suas economias em uma empresa de serviços financeiros que está investindo na tecnologia Web3/blockchain. E por fim, 49% acham que empresas de serviços financeiros que estão adotando a mais recente tecnologia Blockchain/Web3 serão capazes de fornecer melhores produtos e serviços para seus clientes.
Esses dados, segundo Salem, servem ainda como indicativo da tendência dos consumidores baseados no Brasil em abraçar cada vez mais soluções que partam dessa tecnologia.
*André Salem é CEO da Cryptum
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