Pesquisa revela que o ETH foi a criptomoeda com maior correlação com outras moedas em 2019
Pesquisas recentes revelaram que o Ether foi a criptomoeda mais correlacionada com o restante do mercado de criptomoedas em 2019.
Uma pesquisa recente revelou que o Ether (ETH) foi a criptomoeda com maior correlação com o resto do mercado de criptomoedas em 2019.
Em relatório publicado em 22 de janeiro, o braço de pesquisa da exchange de criptomoedas Binance diz que, ao longo de 2019, o ETH teve um coeficiente de correlação médio de 0,69. O artigo, que comparou dados de correlação das 20 principais criptomoedas, lê:
“Éter (ETH) é o ativo com correlação mais alta. Com um coeficiente de correlação médio de 0,69 ao longo de 2019, está consistentemente entre os ativos mais correlacionados. O coeficiente começou em 0,69 no primeiro trimestre e subiu para 0,72 no quarto trimestre (segundo trimestre: 0,65; terceiro trimestre: 0,74). ”
De acordo com o relatório, o Ether estava muito menos correlacionado no primeiro semestre de 2019 e se tornou o mais correlacionado no segundo semestre. Curiosamente, o documento aponta que “blockchains programáveis”, como Ethereum, NEO e EOS, muitas vezes apresentaram correlações mais altas entre si do que com ativos não programáveis.
Correlação do dólar com mercado cripto
Outros ativos de criptografia que mostraram uma alta correlação com o resto do mercado incluem Cardano (ADA), EOS, Litecoin (LTC), XRP e Binance Coin (BNB). Além disso, os pesquisadores observaram que a correlação é tipicamente mais alta entre as criptomoedas com os maiores limites de mercado.
Comparação dos coeficientes de correlação médios trimestrais para os cinco ativos mais correlacionados. Fonte: Binance
Os ativos com a menor correlação com o restante do mercado, por outro lado, são o Cosmos (ATOM), com uma correlação de 0,31, seguido pelo Chainlink (LINK) e Tezos (XTZ) com os respectivos coeficientes de 0,32, 0,4. No geral, a correlação mediana entre grandes criptomoedas diminuiu ligeiramente no último trimestre de 2019.
Efeito da Binance no mercado
Outro fenômeno interessante apontado pelos pesquisadores é o “Efeito Binance”, que se refere ao fato de que os criptos listados na Binance exibiam correlações mais altas do que com os ativos não presentes na exchange. A pesquisa da empresa também afirma que, entre as dez principais criptomoedas por valor de mercado, seu próprio ativo criptográfico Binance Coin é aquele que obteve os maiores retornos.
Comparação das variações trimestrais de preços dos dez maiores ativos por capitalização de mercado. Fonte: Binance
Embora a correlação entre ativos de criptografia tenha sido amplamente observada, a correlação entre Bitcoin (BTC) e ativos tradicionais – especialmente ouro – ainda está sujeita a debate. No entanto, novos dados sugerem que o BTC está menos correlacionado com o ouro do que muitos acreditam que seja.
No passado, alguns também observaram que o Bitcoin tinha uma correlação inversa com o mercado de ações. Como a Cointelegraph explicou em um artigo de análise de mercado no final de outubro de 2019, no momento em que essa tendência quebrou.