Relatório: JPMorgan considera fusão de sua área blockchain com a Consensys
O JPMorgan Chase, o maior banco dos EUA, está considerando a fusão de sua unidade de blockchain, Quorum, com a empresa ConsenSys, focada no Ethereum.
O universo blockchain pode em breve ver uma grande fusão com o setor financeiro tradicional.
O JPMorgan Chase, o maior banco dos Estados Unidos, está considerando fundir sua unidade de blockchain, Quorum, com a grande empresa ConsenSys, focada no Ethereum.
De acordo com um relatório da Reuters em 11 de fevereiro, pessoas não identificadas e familiarizadas com o assunto alegam que a fusão provavelmente será anunciada oficialmente nos próximos seis meses. Os termos financeiros do acordo ainda não foram definidos.
Laços com o Ethereum são uma vantagem
A Quorum é a plataforma de blockchain privada do JPMorgan construída no protocolo Ethereum e, segundo informações, conta com aproximadamente 25 funcionários distribuídos em todo o mundo atualmente trabalhando em seu desenvolvimento.
A Quorum está ligada à Rede de Informações Interbancárias (IIN) do JPMorgan, que foi expandida para incluir uma rede de 320 bancos que compartilham dados de pagamentos globais pela blockchain.
Também está planejado como base para a próxima moeda digital focada em liquidação do JPMorgan, JPM Coin, anunciada pela primeira vez em meados de fevereiro do ano passado.
Uma possível fusão com a Consensys não afetaria nem o curso da IIN nem o JPM Coin, disse uma fonte à Reuters.
Nos últimos dois anos, o banco considerou várias opções para a Quorum, incluindo o estabelecimento de uma fundação de código aberto, a criação de uma nova startup ou a realização de uma fusão.
A Consensys foi escolhida como a via mais viável, devido ao seu trabalho próximo com o protocolo Ethereum.
Desenvolvimentos recentes na Consensys e JPMorgan
A Consensys revelou na semana passada que estava reduzindo sua base de funcionários em cerca de 14%, como parte de uma reestruturação que separará o trabalho de desenvolvimento de software da empresa das atividades de risco.
Embora o JPM Coin ainda esteja para ser lançado, o JPMorgan recentemente construiu uma rede híbrida público-privada de blockchain chamada Kadena, que inclui a funcionalidade de contrato inteligente.