Relatório levanta suspeita de que FairWin é um esquema Ponzi e consome muito gas da Ethereum

O contrato que consome mais gas da Ethereum no setor, apelidado de FairWin, está colocando em risco os fundos dos usuários e continua consumindo uma grande quantidade de gas na rede.

O contrato que consome mais gas da Ethereum no setor, apelidado de FairWin, está colocando em risco os fundos dos usuários e continua consumindo uma grande quantidade de gas na rede.

Vários usuários de cripto nas redes sociais estão analisando o que eles acreditam ser o esquema Ponzi que mais cresce na Ethereum. Em 27 de setembro, o desenvolvedor de blockchain Philippe Castonguay alertou:

“O esquema Ponzi http://FairWin.me contém vulnerabilidades críticas que colocam todos os fundos em risco. Passe a palavra a adiante (especialmente na Ásia) Os usuários precisam retirar seus fundos e parar de interagir com o contrato o mais rápido possível.”

Detetives da comunidade cripto trabalhando duro

Um painel detalhado do Dune foi compilado pelo pesquisador de segurança e anti-phishing Harry Denley, da Meta Cartel Ventures, fornecendo uma visão geral do contrato e das explorações de seus criadores.

Denley observa que “o contrato FairWin é suspeito de ser um esquema Ponzi HYIP, que contém uma quantidade significativa de ETH”.

Seu painel fornece um link para uma thread no Reddit que coleta detalhes de 6 carteiras de Ether (ETH) que supostamente respondem por altos níveis percentuais – flutuando em torno de 50% – do gas de rede usado e que supostamente são depósitos de spam para o mesmo endereço de contrato.

FairWin ETH balance grouped by year month. Last updated Sept. 25.

Balanço da FairWin ETH agrupado por ano e mês. Última atualização em 25 de setembro. 

Fonte: FairWin Contract dashboard on Dune Analytics

Um dos maiores golpes de todos os tempos no Ethereum, afirmam os usuários

Uma alegação detalhada de chutiyabehenchod, colaborador do Reddit, destacou em 20 de setembro que a FairWin é supostamente compartilhada principalmente nas redes sociais e blogs chinesas e funciona como um programa de investimento de alto rendimento por um período de 5 dias pelo qual os usuários supostamente depositam 1-15 ETH e obtêm um retorno percentual de 0,5-1% após 5 dias.

A postagem prossegue:

“É descentralizado, no entanto, apenas 70% dos valores depositados realmente voltam para pagar as comissões dos depósitos mais antigos. […] 30% sempre é levado! Uma vez que a conta esteja vazia, aqueles que entraram por último serão punidos por perder absolutamente tudo… provavelmente alguns deles serão reinvestimentos. Atualmente com 40k ETH, 12k já estão reservados para golpistas desconhecidos.”

O post conclui com a alegação de que a FairWin poderia “ser um dos maiores golpes já vistos no Ethereum”.

Os membros da comunidade alegaram ainda que o contrato é supostamente suscetível de ser “drenado pelos proprietários”, com um comentarista alegando “há um ataque separado que os black hats podem fazer se os proprietários não o pararem (drenando eles mesmos)”.

Congestionamento da rede ETH

Conforme relatado na semana passada, os participantes da rede Ethereum estão atualmente tentando aumentar o tamanho do bloco da rede como uma resposta direta ao congestionamento da rede.

Em vez de suspeitos Ponzis que consomem muito gas, alguns atribuíram o aumento no uso da rede à stablecoin Tether (USDT), que mudou sua dependência do Bitcoin via Omni Layer para a blockchain Ethereum.

Você pode gostar...