‘Reguladores deixaram os bandidos prosperarem’, diz CEO da Kraken após acordo com a SEC

De acordo com Jesse Powell, os reguladores dos EUA permitem que atores mal-intencionados do espaço cripto “suguem usuários, receitas e capital de risco” para efetivamente destruir “os mocinhos”.

Jesse Powell, CEO da exchange de criptomoedas Kraken, criticou os reguladores financeiros dos Estados Unidos por permitir que “os bandidos” prosperem para que eles possam impor a sua própria agenda contra a indústria.

Em uma thread publicada no Twitter no domingo, 19 de fevereiro, Powell especulou que os reguladores dos EUA – aparentemente incluindo a Comissão de Valores Mobiliários (SEC) – estavam permitindo que as empresas de criptomoedas operassem sem ações de fiscalização efetivas como um alerta para as empresas que são seus verdadeiros alvos.

De acordo com o CEO da Kraken, permitir que atores mal-intencionados “suguem usuários, receitas e capital de risco” atuem de igual para igua com empresas que operam de acordo com os regulamentos vigentes pode efetivamente destruir o setor – permitindo a canibalização da concorrência  e fazendo com que os reguladores prendam os infratores mais tarde.

“Os bandidos estão realmente logo ao lado”, disse Powell. “Os mocinhos são os inimigos. Se os bandidos puderem correr o suficiente sem explodir, eles podem simplesmente matar os mocinhos para você.”

Eu tenho uma teoria:
Os reguladores permitem que os bandidos cresçam e explodam porque isso atende a agenda deles.

1. destruir capital/recursos no ecossistema cripto
2. prejudicar as pessoas para impedir a adoção
3. oferecer cobertura para que bons atores sejam atacados

Os bandidos estão realmente logo ao lado. Os mocinhos são os inimigos.

— Jesse Powell (@jespow)

A declaração de Powell veio à tona apenas alguns dias depois que a Kraken chegou a um acordo com a SEC, no qual a empresa de criptomoedas concordou em parar de oferecer serviços ou programas de staking para clientes dos EUA e pagar US$ 30 milhões a título de restituição, juros de pré-julgamento e multas civis. Muitos no espaço cripto criticaram as ações da SEC como mais um exemplo de “regulamentação por aplicação da lei” – uma crítica estendida à repressão de celebridades que endossam tokens por meio de canais de mídia social.

Em setembro de 2022, Powell anunciou que deixaria o cargo de CEO da Kraken e o passaria para o diretor de operações da exchange, Dave Ripley, e permaneceria na empresa como presidente do conselho. A Paxos também está enfrentando uma ação de execução movida pela SEC por supostamente violar as leis de proteção ao investidor ao emitir a stablecoin Binance USD (BUSD).

LEIA MAIS

Você pode gostar...