Real Digital terá primeiros testes em setembro, diz BC

O Banco Central do Brasil está preparando os primeiros testes do Real Digital, a CBDC do país, para setembro de 2022.

O Bacen não fez nenhum anúncio oficial sobre a nova data de lançamentos do piloto. No entanto, a nova informação consta em uma apresentação oficial feita pelo presidente da autoridade monetária, Roberto Campos Neto, na terça-feira (23), para a Moneda Asset Management.

Apresentação oficial do presidente do BC, Roberto Campos Neto.

O Be[in]Cripto entrou em contato com a assessoria de imprensa do Banco, que a cada e-mail mudava a informação sobre quando os pilotos da CDBC brasileira começariam. Após mais de dez mensagens trocadas, foi finalmente confirmado que o BC mudou a data do início dos testes sem nenhum aviso prévio para a imprensa ou mercado. O fim da execução dos projetos estava previsto para janeiro de 2023.

A informação sobre o adiamento para 2023 foi confirmada pelo técnico responsável pelo Real Digital, Fábio Araújo, em um texto técnico publicado pelo Banco de Compensações Internacionais (BIS), sobre os passos iniciais para o Real Digital.

O cronograma inicial do projeto previa que o piloto fosse liberado ainda em 2022, mas a programação foi adiada devido à greve dos servidores do Banco Central.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

BC selecionou nove projetos para o Real Digital

A autoridade monetária brasileira recebeu 47 projetos de 43 empresas diferentes. O desafio Lift Challenge Real Digital selecionou nove projetos para acompanhar com o objetivo de desenvolver casos de uso da moeda digital emitida pelo Banco Central e avaliar sua viabilidade tecnológica.

Esse número representa cerca de 20% de um total de 47 propostas apresentadas por 43 diferentes empresas. O interesse pelo Real Digital atraiu empresas não apenas brasileiras, mas também de outros sete países: Alemanha, Estados Unidos, Israel, México, Portugal, Reino Unido e Suécia.

Os projetos de aplicações para a moeda digital do Banco Central (CBDC) do Brasil foram os mais variados, cobrindo o universo proposto na chamada dos trabalhos, com aplicações de entrega contra pagamento (DvP), pagamento contra pagamento (PvP), internet das coisas (IoT), finanças descentralizadas (DeFi) e soluções de pagamentos quando ambos pagador e recebedor se encontram sem acesso à internet (dual offline).

O coordenador dos trabalhos sobre a moeda digital do Banco Central, Fabio Araujo, falou sobre a seleção de projetos do Lift Challenge Real Digital.

“Essa interação detalhada vai permitir que, por um lado, o Banco Central avance no desenvolvimento das condições necessárias para a implantação do Real Digital e que, por outro lado, casos de uso e modelos de negócio baseados nessa tecnologia amadureçam de modo a seguirmos para a fase de projetos piloto”.

Segundo o comunicado do Banco Central:

“Diante do elevado número de projetos de relevância e interesse para o desenvolvimento da iniciativa do Real Digital, o processo de seleção procurou um balanceamento entre a diversidade do portfólio de propostas apresentadas para o laboratório e a necessidade de acompanhamento detalhado dos projetos escolhidos”.

O artigo Real Digital terá primeiros testes em setembro, diz BC foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...