Ray Dalio muda de opinião e chama o BTC de ‘uma grande invenção’

O fundador da Bridgewater Associates admite que o Bitcoin e as criptomoedas podem ser uma proteção viável contra a inflação.

Ray Dalio, o famoso fundador da Bridgewater Associates, chamou o Bitcoin (BTC) de “uma invenção do inferno”, acrescentando que está considerando oferecer os ativos digitais para clientes que desejam se proteger contra a desvalorização das moedas.

Em uma nota aos clientes obtida pela Bloomberg News, Dalio chamou as características de reserva de valor do Bitcoin de uma “conquista incrível” e um dos poucos “ativos alternativos semelhantes ao ouro neste momento de crescente necessidade por eles”.

Ele disse:

“Ter inventado um novo tipo de dinheiro por meio de um sistema que é programado em um computador e que funcionou por cerca de 10 anos e está ganhando popularidade rapidamente como um tipo de dinheiro e um depósito de riqueza é uma realização incrível.”

 

A Bridgewater Associates é o maior fundo de hedge do mundo, com ativos sob gestão somando aproximadamente US$ 160 bilhões. A empresa tem a confiança de investidores institucionais e outros indivíduos de alto patrimônio líquido para produzir retornos estáveis, independentemente do tipo e ciclo do mercado.

Como outros administradores de fundos de hedge, Dalio criticou o Bitcoin no passado. Em novembro de 2020, ele criticou o BTC por seu excesso de volatilidade, alegando que nunca poderia ser um meio de troca ou reserva de valor eficaz. Ele rapidamente retirou sua declaração quando o preço do Bitcoin disparou em direção a novos máximos.

“Posso estar perdendo algo sobre o Bitcoin, então adoraria ser corrigido”, disse ele em um tweet de 17 de novembro de 2020.

Em sua nota aos clientes, Dalio admitiu que o Bitcoin conseguiu “cruzar os limites” de uma ideia especulativa para um ativo com valor real. Ele indicou que a Bridgewater está focada em fornecer reservas alternativas de valor por meio de fundos alt-cash que podem proteger os investidores da desvalorização da moeda.

“O bitcoin não vai escapar do nosso escrutínio”, disse ele.

LEIA MAIS:

Você pode gostar...