Eventos gratuitos no Brasil vão abordar o futuro das criptomoedas depois do desastre da FTX

Eventos prometem debater diversos temas ligados ao mercado de criptomoedas e também abordar o caso FTX

Depois do desastre da FTX que, segundo analistas, ainda promete muitas outras consequências no mercadod e criptoativos, dois eventos gratuitos vão reunir especialistas para debater, entre outros pontos, qual é o futuro do mercado de criptomoedas.

Nos dias 18 e 19 de novembro, na Câmara de Comércio Árabe-Brasileira, na capital paulista, será realizado o “CHOC Reunion”, um evento totalmente gratuito, com vagas limitadas, que irá reunir as principais mentes do mercado, entre eles colaboradores do Banco Central (Bacen), da Comissão de Valores Mobiliários (CVM), da Secretaria da Fazenda e Planejamento do Governo do Estado de São Paulo, entre outros.

O evento debater regulamentações e as novas formas de investimentos descentralizados, sobretudo como as tecnologias e comunidades estão refazendo o mundo das finanças, investimento, cultura, entretenimento, marketing e governança. Também serão abordados assuntos, Web3, DeFi, NFTs, metaverso, DAOs, e GameFi.

“A NürnbergMesse, ao lado dos curadores de conteúdo do evento, está atenta e é sensível à realidade econômica global que também impacta o mundo dos criptoativos. Essa realidade acaba por atrapalhar o acesso de parte da população ao conteúdo do CHOC. Dessa forma, o ‘CHOC Reunion’ será um evento híbrido totalmente gratuito que tem como objetivo central oferecer experiência ao público em geral para ampliar o acesso ao universo de criptomoedas e Web3”, explica Diego de Carvalho, vice-presidente no Brasil da NürnbergMesse, empresa público-privada organizadora do CHOC.

As inscrições para o “CHOC Reunion” deverão ser realizadas no site oficial do evento.

Regulamentação

Conforme dados do Banco Central (2022), o volume financeiro das transações de criptoativos no Brasil já é quase metade das operações realizadas na Bolsa de Valores (B3), ou seja, cerca de 300 bilhões de reais e, apesar do enorme montante de negócios, o mercado de criptoativos ainda carece de regulamentação no país, o que pode causar muitas dúvidas e incerteza para os investidores e agentes de investimentos.

Nesse contexto, a Comissão de Valores Mobiliários – CVM divulgou o Parecer o de Orientação 40, que consolida o entendimento da mesma com relação às definições e normas aplicáveis aos criptoativos que forem considerados valores mobiliários.

E este é o tema do webinar “A visão da CVM sobre Criptoativos”, que será realizado no dia 16 de novembro, às 18 horas, no canal da FAS Advogados no Youtube.

“Vamos analisar o Parecer de Orientação nº 40 da CVM, que consolida o entendimento dos criptoativos enquadrados como valores mobiliários e define os limites de atuação desta autarquia para com as operações que envolvem estes tipos de ativos”, explica Débora Cunha – Sócia da área de Bancário, Meios de pagamento e Fintechs (FAS). O webinar é aberto ao público e conta ainda com a participação especial da convidada Maria Gabriela Damiani, advogada especialista em mercado financeiro de capitais e de ativos digitais (criptoativos) e Assessora da Presidência da CVM.

Realizado pelo escritório Focaccia, Amaral e Lamonica Sociedade de Advogados (FAS Advogados), a próxima edição do FAS+Simples ocorrerá no dia 16 de novembro, às 18 horas e será apresentado por Débora Cunha – Sócia da área de Bancário, Meios de pagamento e Fintech (FAS). As inscrições são gratuitas.

Autoridades e empresários debatem o futuro da democracia e da economia no Brasil

Ministros do Superior Tribunal Federal, do Tribunal Superior Eleitoral, do Tribunal de Contas da União, além de autoridades monetárias, representantes de entidades de classe, gestores públicos e privados são os expositores do LIDE Brazil Conference – New York, que acontece nos dias 14 e 15 de novembro, das 8h às 12h (horário de NY) e das 10h às 14h (horário de Brasília), no Harvard Club, em Nova York (EUA).

O evento, realizado pelo LIDE – Grupo de Líderes Empresariais reúne, também, 260 empresários para debater o respeito à liberdade e à democracia, e a economia do Brasil a partir de 2023.

O ex-presidente do Brasil, Michel Temer faz a abertura do evento, na segunda-feira (14). Logo após, falam sobre “Brasil e o respeito à liberdade à democracia” os ministros Alexandre de Moraes (STF e presidente do TSE), Cármen Lúcia (STF), Dias Toffoli (STF), Gilmar Mendes (STF), Luís Roberto Barroso (STF), Ricardo Lewandowski (STF), Carlos Ayres Britto (ex-ministro e ex-presidente do STF) e Antonio Anastasia (ministro do TCU).

Na terça-feira (15), a pauta é “A Economia do Brasil a partir de 2023”. Os expositores confirmados são: Roberto Campos Neto (presidente do BC), Henrique Meirelles (ex-ministro da fazenda e ex-presidente do BC), Isaac Sidney (presidente da Febraban), Joaquim Levy (diretor do Banco Safra e ex-ministro da Fazenda), Pérsio Arida (ex-presidente do BNDES e do BC), Rodrigo Garcia (governador do Estado de São Paulo), e Rubens Ometto (presidente do Conselho de Administração da Cosan).

A moderação dos painéis é do jornalista, colunista de O Globo, escritor, analista político da Globo News, conselheiro editorial do Grupo Globo e membro da Academia Brasileira de Letras, Merval Pereira. Haverá debate com os empresários nos dois dias.

Para o chairman do LIDE, o ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Luiz Fernando Furlan, a primeira edição do LIDE Brazil Conference abre um novo ciclo para o Grupo de Líderes Empresariais, que é considerado o mais relevante do país.

“Renovamos nossa missão em estimular o diálogo entre os setores produtivo e público, sempre visando o desenvolvimento sustentável do Brasil, de maneira correta e assertiva. O sucesso desse evento já se faz pela confirmação dos expositores, e pela grande procura por parte do empresariado”.

O presidente do LIDE, o empresário João Doria Neto, acredita que o evento consolida o papel do grupo em pautar a agenda nacional de prioridades socioeconômicas e de contribuir com a credibilidade da imagem do país no exterior.

“Estamos levando, de maneira inovadora para os EUA, importantes e respeitadas lideranças de diversos segmentos e poderes. Certamente, o resultado das discussões trará importantes reflexões sobre as prioridades do Brasil a partir de 2023, assim como elevar a percepção do cenário socioeconômico do Brasil no exterior”.

LEIA MAIS

Você pode gostar...