Projeções e Indicadores da Semana – 23 a 27/08
Depois de uma semana de incertezas no mercado internacional causadas pela variante Delta, desaceleração da China, redução dos estímulos do banco central norte-americano e a tomada do poder do Talibã no Afeganistão, no Brasil, o que trouxe mal estar essa semana foram as notícias dos conflitos entre os poderes e votação da reforma fiscal que já foi adiada duas vezes. Tudo isso agitou o mercado do mundo inteiro, e é nesse clima que seguimos com a agenda da última semana de agosto.
Os investidores ainda vão optar por mais cautela na próxima semana, que será marcada pelo simpósio anual da Reserva Federal Em Jackson Hole, entre os dias 26 e 28 de agosto. O Presidente do FED, Jerome Powell irá subir ao palco na sexta feira onde é espero pelo mercado algo mais concreto no que tange a economia política monetária doa Estados Unidos.
Segunda-Feira:
Divulgação do Boletim Focus, relatório semanal do Banco Central do Brasil, com novas projeções dos principais indicadores da nossa economia é uma das principais informações da semana para os investidores brasileiros e estrangeiros, principalmente pelas expectativas da Selic e Inflação que seguem em tendência de alta no Brasil.
Hoje também é dia dos Estados Unidos e diversos países da Europa divulgarem seus PMIs, os Índices de Gerentes de Compras que mostram a saúde econômica dos países em pesquisas realizadas com empresas do setor privado. Importante lembrar que são dois índices para cada país, sendo o composto e o industrial. O primeiro é baseado em entrevistas com mais de 300 executivos em empresas de manufatura e empresas de serviços do setor privado e o segundo reflete o nível de atividade dos gerentes de compras na indústria da construção. Os países que irão divulgar esse dado são: EUA, Alemanha, França, Reino Unido e Europa (dado consolidado do continente).
Terça-Feira
Será dia dos Estados Unidos divulgar os dados de venda de casas novas, que configuram um dos principais eventos da semana. Isso porque o relatório mensura o quão aquecido está o mercado imobiliário americano e tende a ser influente no mercado. A estimativa é de 800 mil novas vendas, ante um número atual de 676 mil.
Quarta-Feira
No Brasil será divulgado o IPCA-15, dado que é considerado uma “prévia” do IPCA, índice oficial de inflação brasileiro. A estimativa é para uma alta de 0,72% no mês, deixando o acumulado em 8,59% de alta no ano. O impacto disso afeta nos juros, nas ações e na moeda.
Outro dado importante será a divulgação do Caged pelo ministério do Trabalho, para mensurar o nível de desemprego que, para a agenda dos indicadores internos da semana esse será um dos eventos mais importantes do mercado para a bolsa. Não há estimativas para o número, em consenso, mas o dado prévio demonstrou a criação de 309 mil empregos.
Quinta-Feira
Na quinta, os Estados Unidos devem divulgar seus dados relativos a seu Produto Interno Bruto (PIB) do segundo trimestre deste ano, com estimativa para 6,7%. O dado deve vir com influência dos balanços divulgados pelo mercado nos últimos meses e também com o avanço da vacinação – levando em conta o temor da variante Delta. O país também revela os Pedido Iniciais por Seguro-Desemprego e o índice de Atividade Industrial do FED.
Sexta-Feira
Dia marcado pelo Simpósio econômico anual onde Jerome Powell, presidente do Banco Central norte-americano, deve falar em Jackson Hole sobre a Política Monetária. O temor dos investidores é uma fala de Powell mais contida em relação aos estímulos do FED esse ano ou nos próximos. Uma fala mais “agressiva” é vista como positivo para o mercado e fortalece o dólar americano enquanto um posicionamento mais cauteloso é negativo para a moeda.
Empresas que pagarão dividendos na semana
Os investidores que tem estratégias de reinvestir os dividendos para aumentar seu patrimônio e fazer aquele famoso juros sobre juros terá uma semana importante, isso porque algumas gigantes da bolsa brasileira remunerarão seus acionistas com o pagamento de proventos. As empresas são: Petrobrás (PETR4), BB Seguridade (BBSE3), JBS (JBSS3), Gerdau (GGBR4), Itaú (ITUB4) e Itaúsa (ITSA4). Veja abaixo a agenda da semana de dividendos dessas e demais empresas:
De Olho no Minério de Ferro
Muitos analistas ainda não vêm possíveis melhorias no preço do minério de ferro, que teve uma queda drástica na última semana com os preços acumulando baixa de 40% em relação do recorde alcançado há três meses. Analistas do Morgan Stanley dizem que, devido a demanda mais fraca por aço da China, ainda é possível ver mais quedas no setor. No entanto, em setembro, pode haver uma recuperação rápida de demanda com a melhora sazonal da atividade de construção da China, mas os mesmos não descartam a possibilidade de possível medidas de estímulos para compensar a atual fraqueza do mercado.
O post Projeções e Indicadores da Semana – 23 a 27/08 apareceu primeiro em Criptoeconomia.