Professor contraria GitHub e republica código do Tornado Cash na plataforma
O professor de ciência da computação Mathew Green, da Universidade Johns Hopkins, republicou o código do Tornado Cash no GitHub dias após a suspensão da plataforma.
O protocolo é alvo de escrutínio por parte das autoridades dos EUA por suposta facilitação de lavagem de dinheiro. O professor afirmou que o livre acesso ao código possibilita o ensino e a pesquisa com foco em privacidade de criptomoedas. Em uma postagem no GitHub, ele acrescentou:
“Eu usei extensivamente o código-fonte Tornado Cash e Tornado Nova para ensinar conceitos relacionados à privacidade de criptomoedas e tecnologia de conhecimento zero. Meus alunos construíram projetos incríveis a partir do código. A perda ou diminuição da disponibilidade deste código-fonte será prejudicial para as comunidades científica e técnica”
Mesmo após a decisão de remover o código, Green defende o uso da plataforma pois é “o site de distribuição de softwares mais relevante e mais usado no mundo” sendo o local ideal para hospedar este repositório.
Entretanto, Green revelou ter cópias offline do código para se no caso do GitHub ficar inacessível, ele possa republicar em outras plataformas. Ele não acredita que o site tenha alguma objeção à republicação do código.
Decisão controversa
Em decisão inédita, o Tesouro dos EUA sancionou o Tornado Cash por não implementar medidas relevantes para coibir a lavagem de dinheiro. É a primeira vez na história que um órgão de estado sanciona um software e não um indivíduo.
A decisão gerou reação por parte dos congressistas que pediram explicações ao Tesouro. O congressista Tom Emmer enviou uma carta à secretária do Tesouro Janet Yellen solicitando explicações e questionando qual tecnologia para desenvolvedores de blockchain é sancionada e quais ações de aplicação da lei financeira serão tomadas no futuro próximo.
- Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
Pertencente à gigante de tecnologia Microsoft, o GitHub fechou as contas de usuários dos indivíduos que contribuíram com código para o projeto, além de remover o código-fonte.
Comunidade cripto questiona sanções
O professor Green criticou o governo dos EUA pelas sanções impostas ao Tornado Cash. Na opinião do professor, foram impostas “sanções econômicas” visto que diversas exchanges proibiram seus clientes de interagir com o endereço de contrato inteligente Tornado Cash.
O CEO da exchange Kraken, Jesse Powell, em entrevista na semana passada, disse que a medida é uma ‘reação instintiva’ visando a proteção dos consumidores, especialmente após o colapso do ecossistema Terra (LUNA).
Já a comunidade de criptomoedas criticou a decisão pois, além de sancionar um software, o Tesouro dos EUA solicitou a extradição do desenvolvedor do Tornado Cash identificado como Alexey Pertsev. A principal crítica da comunidade é com o exagero da sanção aplicada neste caso, já que o fundador da Terra, Do Kwon, citado como parcialmente responsável pelo colapso está livre.
O artigo Professor contraria GitHub e republica código do Tornado Cash na plataforma foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.