Produtos de investimento em Bitcoin perderam espaço em 2021, segundo relatório
O novo relatório da CryptoCompare Outlook mostra que produtos de investimento baseados em Bitcoin (BTC) perderam espaço em 2021, enquanto investidores institucionais começam a se voltar para outros ativos.
O relatório da CryptoCompare Outlook revela como o mercado está se desenvolvendo. Ele abrange a dinâmica do mundo cripto e suas tendências em evolução, revelando informações surpreendentes sobre investimentos em Bitcoin.
CryptoCompare é um provedor global de dados do mercado de criptomoedas que fornece aos investidores institucionais e de varejo informações em tempo real sobre o mercado.
Bitcoin perde dominância em investimentos
Chamando 2021 de “ponto de inflexão para o setor de criptomoedas”, a CryptoCompare disse que foi um ano em que vários subsetores viram um crescimento expansivo ao lado do crescimento da adoção institucional.
Observando que as economias do mundo sofreram muito por causa da pandemia, o risco dos mercados aumentou. Essa mudança macroeconômica foi acompanhada por um aumento do interesse pelo mercado de criptomoedas, mas esse nicho também provou ter riscos.
No entanto, um desenvolvimento particularmente interessante é o fato de que o domínio de produtos institucionais baseados em Bitcoin caiu de 74,9% para 67,8% em 2021. No entanto, no geral, mais investidores institucionais estão adotando outros ativos cripto. O total investido nesses ativos cresceu de US$ 36 bilhões para US$ 58 bilhões ao longo do ano.
Quanto às principais tendências, espera-se que em 2022 NFTs e Web3 serão os principais destaques. Ambos os subsetores experimentaram um marco em 2021, alcançando o mainstream e atraindo a atenção de celebridades e outras figuras proeminentes. NFTs tiveram um crescimento de 15x em 2021 e foram especialmente notáveis por deixar uma marca no mundo em geral.
Regulamentação será um dos principais fatores do ano
A CryptoCompare não acredita que os esforços regulatórios sobre o mercado cripto diminuíram em 2022 e isso certamente é verdade. 2021 foi marcado por uma busca constante de órgãos reguladores em estabelecer diretrizes para este setor, com proibições, taxação e registros sendo aplicados em todo o mundo.
Com a alta de 2021 e a ascensão das meme coins, os reguladores não tiveram escolha a não ser intervir e garantir a proteção dos investidores. No entanto, a abordagem regulatória tem variado de país para país. A China, por exemplo, baniu as criptomoedas, enquanto outros países permitiram que o mercado existisse, mas com restrições.
A regulamentação terá um enorme impacto na forma como o mercado se desenvolve, mas, na maioria das vezes, as coisas parecem otimistas. Alguns reguladores veem potencial nas criptomoedas, embora estejam interessados em garantir que não haja espaço para fraudes, golpes e financiamento de atividades ilícitas.
O artigo Produtos de investimento em Bitcoin perderam espaço em 2021, segundo relatório foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.