NFT Primordial? Alguém tentou vender um JPEG por BTC meses antes do Bitcoin Pizza Day

O vendedor até conseguiu ajuda do fundador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, embora ainda não se saiba se o artista realmente fez a “venda”.

O Twitter cripto foi brevemente incendiado em 14 de maio com a sugestão de que a primeira compra do mundo real feita por Bitcoin pode ter sido de um JPEG, e não de uma pizza.

Em um tweet do desenvolvedor independente Udi Wertheimer, o defensor do Bitcoin compartilhou uma captura de tela mostrando o que poderia ter sido a primeira compra de sempre usando Bitcoin – até mesmo antecedendo a infame Pizza Bitcoin.

Este Espaço do Twitter estava pegando FOGO

Descobrimos que:

a primeira compra DE SEMPRE com bitcoin foi a compra de um JPEG por 500 BTC em fevereiro de 2010

isso antecede a famosa pizza de 10.000 BTC

o próprio Satoshi ajudou a facilitar a venda do JPEG

culto do olhos a laser em completo CAOS pic.twitter.com/b6ESOkbf0i

— Udi Wertheimer ‍♂️ (@udiWertheimer) 14 de maio de 2023

A captura de tela postada é datada de 24 de janeiro de 2010, quatro meses antes do Dia da Pizza Bitcoin – quando o desenvolvedor do Bitcoin Laszlo Hanyecz pagou 10.000 Bitcoin por duas pizzas no que é considerado amplamente a primeira compra do mundo real feita usando Bitcoin.

A captura de tela mostra um usuário chamado Sabunir tentando vender uma imagem por 500 Bitcoin – no valor de cerca de US$ 1 na época – no fórum Bitcoin Bitcointalk.

Destaca até mesmo que o pseudônimo fundador do Bitcoin, Satoshi Nakamoto, estava tentando se envolver em ajudar a venda a ser concretizada.

No entanto, foi lançada uma dúvida sobre a alegação, com um tweet do jogador profissional de poker transformado em investidor cripto, Mike McDonald, apontando para uma captura de tela que sugere que a transação em Bitcoin poderia ter sido uma doação, significando que o JPEG nunca foi realmente “vendido”.

Não tenho certeza se já foi esclarecido, mas parece que os 500 btc do Sabunir foram uma doação, e não uma venda.

Ele postou seu endereço para seu NFT em 24 de janeiro, depois postou novamente no tópico do logotipo do btc em 24 de fevereiro. Em 24 de fevereiro, 500 btc foram enviados, em 25 de fevereiro ele agradece a 2 pessoas pelas doações 1/2 pic.twitter.com/6Rk9Ont9KU

— Mike McDonald (@MikeMcDonald89) 14 de maio de 2023

Em um tweet subsequente, Wertheimer admitiu que seu tweet original pode ter sido impreciso, dizendo que, embora Sabunir tenha listado um JPEG à venda pelo preço de 500 BTC e que eles receberam a mesma quantia em seu endereço um mês depois, “é possível que os 500 BTC tenham sido enviados como uma doação para uma interação diferente” e que a venda do JPEG nunca foi realmente realizada.

Sem a confirmação pessoal de Sabunir, permanece incerto para o que os 500 BTC foram transferidos, disse Wertheimer.

O rumor surge na esteira do fenômeno Bitcoin Ordinals, que até o momento da publicação já viu mais de 6,1 milhões de imagens, vídeos e até tokens – por meio do padrão de token BRC-20 – cunhados na blockchain Bitcoin.

Número total de inscrições de Ordinals no Bitcoin. Fonte: Dune Analytics

Wertheimer tem sido um grande defensor dos NFTs Bitcoin desde que o protocolo Ordinals foi criado por Casey Rodamor em 21 de janeiro deste ano, permitindo aos usuários “inscrever” novos pedaços de dados na blockchain Bitcoin.

Desde então, Wertheimer tem trabalhado para impulsionar uma nova onda de entusiastas de NFT para o Bitcoin por meio de um projeto Ordinals chamado Taproot Wizards, que recebe seu nome do soft fork Taproot que possibilitou a criação do protocolo Ordinals em primeiro lugar.

VEJA MAIS:

Você pode gostar...