Portugal muda normas para setor imobiliário contra lavagem de dinheiro e mira criptomoedas
Portugal quer saber se criptomoedas são usadas para lavar dinheiro e adquirir imóveis no país
O governo de Portugal estabeleceu novas regras para o setor imobiliário do país para evitar a lavagem de dinheiro no setor, mirando no uso de criptomoedas e do Bitcoin para despistar as autoridades. A matéria é do Expresso.
Segundo as novas regras, as empresas do setor trão de comunicar ao regulador do país, o Instituto dos Mercados Públicos do Imobiliário e da Construção (IMPIC) todas as transações imobiliárias trimestralmente.
O setor imobiliário, diz o texto, é bastante usado para ocultar rendimentos de atividades criminosas:
“O imobiliário é uma das áreas tipicamente usadas para disfarçar a origem do dinheiro oriundo de atividades criminosas, estando, por isso, obrigado a aplicar um conjunto alargado de medidas preventivas. “
O anonimato de transações com criptomoedas é uma das preocupações do governo, pela dificuldade de rastrear os responsáveis por carteiras usadas para fins ilícitos e troca de moedas fiduciárias por criptomoedas fruto de lavagem de dinheiro para despistas as autoridades:
“Assim, em vez de comunicarem as transações em que participam semestralmente, as empresas do sector vão ter de fazê-lo trimestralmente, indicando os valores, os meios de pagamento e os números das contas de pagamento utilizadas. O IMPIC usará esta informação para efeitos estatísticos mas também para despistar suspeitas de branqueamento e, nos casos em que o dinheiro vivo seja um dos meios de pagamento preferenciais, de lançar alertas ao Fisco.”