Polícia prende co-fundador indiano de casa de câmbo de cripto por cauda de caixa eletrônico de Bitcoin “ilegal” não registrado
O co-fundador de uma casa de câmbio indiana Unocoin foi preso pouco depois de montar um caixa eletrônico de Bitcoin (BTC) não-registrado em Bangalore, informou o jornal inglês Times of India em 24 de outubro.
Harish BV, co-fundador de 37 anos, foi preso pela polícia depois de ter instalado um caixa eletrônico no Kemp Fort Mall em Old Airport Road, juntamente com o co-fundador da Unocoin, Sathvik Viswanath. Este último não foi preso, de acordo com relatos da mídia.
A revista de negócios indiana Business Today (BT) cita um comunicado de imprensa da Central Crime Branch (CCB), que afirma que a instalação de caixas eletrônicos não recebeu “nenhuma permissão do governo estadual e está negociando criptomoedas fora do âmbito da lei”.
Oficiais do CCB teriam apreendido “um caixa eletrônico, dois laptops, um celular, três cartões de crédito, cinco cartões de débito, um passaporte, cinco selos da empresa Unocoin, um dispositivo de criptomoeda e Rs 1.8 lakh (US $ 2.460)”.
Como corroborado por várias fontes da mídia indiana local, o caixa eletrônico ainda não estava operacional antes da ação policial e a Unocoin tuitou em 20 de outubro:
“Nossa máquina não foi bem com alguns relatórios de mídia que a projetaram sob uma luz negativa. A máquina ainda está no modo de teste final e estará funcionando na próxima semana. A máquina foi temporariamente removida de seu local original de instalação.”
A Harish BV teria sido apresentada perante um tribunal da ACMM (Chief Chief Metropolitan Magistrate), que o mandou para a custódia policial por sete dias. Diz-se que a polícia afirmou que “mais prisões são prováveis” e que apelou ao público “para não ser atraído pela perspectiva de obter enormes lucros” através da cripto.
O Times of India relata que a máquina foi usada para facilitar acordos de criptomoeda, com o jornal digital indiano The News Minute (TNM) destacando que ela foi criada em resposta à rígida proibição das instituições financeiras do Royal Bank of India (RBI). em criptomoedas.
A TNM cita ainda a Unocoin dizendo que tentou estabelecer “mecanismos e soluções mais recentes para reduzir as barreiras [regulatórias] [causadas] pela atual situação do governo central”. Usuários da máquina poderiam se retirar e depositar Bitcoin, mas não comprar ou vender a criptomoeda.
Referindo-se ao discurso sobre orçamento de 2018-19 do ministro das Finanças Arun Jaitley, o Viswanath de Unicoin é citado pelo Times of India dizendo que:
“A declaração do ministro foi clara: Criptomoedas não têm curso legal na Índia. Ele não disse “licitação ilegal”. Há uma diferença enorme. Isso significa que você assume o risco de seu investimento e não há regulamentação para o setor.”
Como relatado anteriormente, a Unocoin anunciou no verão que suspendeu os depósitos e retiradas “conforme as ordens” do RBI. No entanto, os depósitos de ativos da Crypto continuam ativos na plataforma de negociação de cripto da Unocoin e na casa de câmbio de cripto de parceiro Unodax.
Fonte: Cointelegraph