Plataforma DeFi de Trump propõe integração com Aave – Entenda
A iniciativa de finanças descentralizadas (DeFi) de Donald Trump, World Liberty Financial, pretende se integrar a Aave pelo Ethereum. Assim, essa colaboração busca estabelecer uma plataforma que defina novos padrões e avance todo o setor DeFi.
O World Liberty Financial foi oficialmente lançado em 18 de setembro e chamou bastante atenção. No entanto, persistem dúvidas sobre o modelo de negócios e a tokenomics do WLFI, que não estão claros.
WLFI quer se integrar a Aave v3
Em uma recente proposta de governança, o World Liberty Financial (WLFI) revelou sua intenção de se integrar com a Aave v3. Segundo a proposta, isso permitiria que a iniciativa DeFi fornecesse liquidez para Ethereum, Wrapped Bitcoin e stablecoins. Além disso, poderia também se estender a outros ativos digitais.
“Estamos empolgados em anunciar que o World Liberty Financial postou oficialmente nossa proposta de governança no fórum da Aave para lançar uma instância Aave V3 no Ethereum,” o WLFI compartilhou.
A iniciativa WLFI de Trump também visa alavancar seus esforços de marketing para promover DeFi a um público mais amplo. Isso inclui uma nova classe de usuários para supercolateralizar empréstimos e financiamentos, por exemplo. Aproveitando, assim, a força da Aave como líder de mercado em empréstimos descentralizados para oferecer experiências de usuário contínuas para fornecimento e empréstimo contra ativos digitais.
Leia mais: 10 tokens DeFi para diversificar seu portfólio
A iniciativa DeFi de Trump usará o mesmo sistema de fator de reserva que a instância principal da Aave. Da mesma forma, a Aave DAO receberá 20% das taxas de protocolo geradas pela instância Aave v3 do World Liberty Financial. Esses planos sugerem uma relação simbiótica entre os protocolos World Liberty Financial e Aave.
Além disso, essa integração poderia aumentar a base de usuários do protocolo Aave. A Aave DAO também receberá cerca de 7% do fornecimento total de tokens WLFI. Os casos de uso do token variam desde governança e mineração de liquidez até a promoção da descentralização da plataforma WLF. Além disso, um compartilhamento de receita seria estabelecido usando um contrato inteligente sem confiança.
Plataforma quer popularizar DeFi
O World Liberty Financial também prevê a integração de ativos que são incompatíveis com o mercado principal no Ethereum. Para isso, aproveitará seus laços com as finanças tradicionais (TradFi) e investimento institucional. Se tudo isso se concretizará depende da governança da Aave DAO e da aprovação da comunidade WLFI.
A intenção de integrar com a Aave foi demonstrada pela primeira vez no início de setembro, duas semanas antes da estreia oficial da iniciativa DeFi. A plataforma disse que queria tornar cripto e a América grandes novamente, impulsionando a adoção em massa de stablecoins e DeFi.
“Não somos apenas mais um fork hostil da Aave. A história mostra que isso não funciona. Estamos trabalhando com a Aave, colaborando para criar uma plataforma que estabeleça novos padrões e impulsione todo o DeFi para frente,” a World Liberty Financial revelou.
Como ao BeInCrypto relatou, o lançamento não impressionou os investidores de cripto, apesar das dúvidas sobre a viabilidade do projeto. Havia ceticismo sobre seu modelo de negócios, incluindo como a WLFI operaria e quem seria sua base de clientes alvo. Outras preocupações incluem como seu protocolo de empréstimo descentralizado geraria receita.
Talvez a mais recente proposta de governança possa responder a algumas dessas preocupações enquanto a governança da Aave DAO e a comunidade WLFI se preparam para votar.
Leia mais: Previsão do preço do Aave – 2023/2025/2030
No entanto, a comunidade Aave ainda não expressou otimismo sobre a integração. Isso é evidente, pois o token AAVE está em queda de 0,46% em linha com a estagnação geral do mercado. Dados do BeInCrypto mostram que está sendo negociado a US$ 142,18 no momento desta redação.
O artigo Plataforma DeFi de Trump propõe integração com Aave – Entenda foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.