Empresa de segurança detectou quase 200 mil fraudes com criptomoedas em 2022

Especialistas da empresa de cibersegurança Kaspersky estão de olho nas tentativas de invasões em seus produtos. Apenas em 2022, a companhia alega ter bloqueado 193.125 tentativas de ataque de phishing contra potenciais investidores ou usuários da internet interessados em mineração de criptomoedas.

No primeiro trimestre do ano, produtos da empresa verificaram cerca de 107.000 bloqueios – quase 50 mil apenas em abril – crescimento expressivo e que equivale a quase metade do índice no trimestre anterior.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Os analistas da Kaspersky realizaram um exame detalhado de páginas fraudes, incluindo phishing, direcionadas a investidores de criptomoedas, que incluiu também arquivos maliciosos que usam como disfarce o nome das 20 carteiras digitais mais populares do mercado.

Desde o início de 2022, as tecnologias da Kaspersky detectaram e bloquearam quase 200 mil tentativas de roubo de moedas digitais ou credenciais de clientes.

Exemplo de phishing para roubar as credenciais das vítimas

Além das mensagens falsas, há também programas que se disfarçam com nomes de carteiras populares. Nos primeiros cinco meses de 2022, a empresa alega ter impedido mais de 1.400 downloads de malwares camuflados de carteiras digitais.

As exchanges que costumam ser alvos frequentes dos criminosos são a Binance (75%), Electrum (10%) e MetaMask (9%). Na maioria das vezes, o malware usado nos golpes é um trojan, que serve para instalar outros programas maliciosos, mas também foram encontrados trojans bancários (roubo financeiro), spyware (espionagem) e ransomware (sequestro de dados).

“Fraudes usando criptomoedas já são uma realidade e os investidores precisam ter uma atenção especial para evitá-los – especialmente as mensagens falsas, pois são simples de serem criadas e exploram a desatenção e falta de conhecimento das pessoas. É preciso identificar os sinais do golpe como uma oferta muito generosa, remetentes desconhecidos e pedidos de dinheiro ou informações confidenciais”, afirma o chefe de pesquisa especializado em roubo de informações da Kaspersky, Alexey Marchenko

O artigo Empresa de segurança detectou quase 200 mil fraudes com criptomoedas em 2022 foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...