Guerra do Pix: bancos e instituições financeiras batalham por dados dos clientes

Fintechs e bancos disputam dados mais importantes dos clientes para cadastro no Pix, oferecendo vantagens, descontos e até sorteando dinheiro

As 677 instituições financeiras e bancos que já fazem parte do sistema de transações instantâneas do Banco Central do Brasil, o Pix, começaram uma batalha de marketing para estimular o cadastramento de chaves valiosas de seus clientes vinculadas às contas.

Desde segunda-feira, o Banco Central lançou o cadastramento dos clientes de bancos e instituições financeiras no Pix. No sistema, o cliente deixa de precisar de dados como números de conta e agência bancária para fazer as transferências, e pode agora usar apenas um de seus dados para as transações, podendo cadastrar o número de CPF, do telefone, e-mail ou gerar uma chave aleatória.

Os dados ficam vinculados à conta do cliente na instituição financeira, embora haja a opção de portabilidade quando o usuário quiser. E é neste ponto em que a guerra entre bancos, fintechs e outras instituições bancárias começa.

Uma vez que os dados únicos ficam vinculados a uma só conta, que será usada para as transações, os bancos lançaram uma série de ações promocionais para atrair clientes para o cadastro dos dados mais importantes: CPF e telefone.

O Santander, por exemplo, oferece 10 dias sem juros por mês no limite da conta a quem se cadastrar no Pix no banco com CPF e celular. Além disso, a promoção SX do Milhão vai sortear dois prêmios de R$ 1 milhão, um entre pessoas físicas e outro entre jurídicas. Quem se cadastrar pelo banco recebe cinco números de sorte, mas quem usar CPF e celular recebe o dobro.

O sorteio de prêmios robustos também é oferecido pro outras instituições. A Nubank, por exemplo, promete sortear prêmiso de R$ 20 mil e R$ 50 mil entre os clientes que optarem por vincularem seus dados na fintech nesta primeira fase do Pix, entre 5 de outubro e 15 de novembro, com preferência para o CPF (ou CNPJ), e-mail e telefone. No total, a fintech promete sortear R$ 370 mil em prêmios.

Depois, com o lançamento do Pix, a fintech vai dar um número de sorte, que é a referência para o sorteio dos prêmios, para todos que transferirem pelo Nubank usando Pix.

O Banco do Brasil também vai sortear R$ 600 mil, divididos em 37 prêmios, entre os cadastrados através do banco, dando também preferência ao CPF e ao celular, que renderão o dobro dos números da sorte do sorteio. Quem adicionar também o celular terá “o dobro de chances”, recebendo 10 números da sorte, e premiando também a primeira transação por Pix de quem está cadastrado no BB.

Já a fintech C6 bank oferece uma série de vantagens em seu plano de fidelidade, dando pontos durante 12 meses aos donos de seu cartão Mastercard Black e para quem tiver o Cartão C6 sem anuidade. Os planos, como em outros programas, podem ser trocados por uma série de produtos e serviços.

A preferência por CPF e telefone se justifica porque são os números mais memorizados pela população, seguidos pelo e-mail, que também é lembrado por parte das instituições. O número aleatório gerado pelo Pix é, obviamente, a opção menos estimulada para o cadastro.

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