Moeda digital chinesa bate R$ 800 milhões: o que isso significa?

Os testes em andamento da moeda digital do banco central da China (CBDC) ultrapassaram a marca de 1 bilhão de yuans (~ $ 160 milhões).

Com a China avançando na corrida do CBDC , outras nações destão considerando lançar suas próprias moedas digitais soberanas. No entanto, alguns banqueiros centrais dizem que os CBDCs apresentam problemas logísticos e de segurança únicos.

DCEP é parte do futuro financeiro da China

De acordo com o South China Morning Post (SCMP) , o projeto de pagamento eletrônico em moeda digital (DCEP) da China processou mais de US $ 160 milhões em pagamentos de 3,13 milhões de transações no final de agosto.

Fan Yifei, o vice-governador do Banco Popular da China (PBOC), fez isso conhecido em um discurso proferido na conferência bancária e financeira de Sibos organizada pela SWIFT.

Conforme relatado anteriormente pelo BeInCrypto, o CBDC planejado da China está  passando por testes nas principais cidades do país. De acordo com Yifei, o projeto DCEP está tendo um “progresso positivo” e está encontrando casos de adoção em um amplo espectro de transações de pagamento.

Durante seu discurso na conferência, o vice-governador do PBOC revelou que o piloto digital do yuan cobriu mais de 6.700 cenários de pagamento exclusivos.

Esses casos de uso supostamente variam de passagens, contas e até serviços do governo. Em agosto, o banco central afirmou que os testes DCEP cobririam apenas microtransações.

Além disso, os testes DCEP estão se integrando aos métodos de pagamento existentes, como códigos QR e scanners faciais. No que diz respeito à adoção, Yifei revelou que mais de 120.000 carteiras digitais pessoais e corporativas para o DCEP foram criadas pelos usuários desde o início dos testes.

Como parte de seu discurso na conferência, Yifei observou que o banco central considera o DCEP como parte integrante da futura infraestrutura financeira da China. O governo também planeja testar o yuan digital nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2020.

Com a China já sendo o maior mercado de pagamento eletrônico do mundo, ainda existem preocupações de que o DCEP vise o domínio de grandes players como Alipay e WeChat Pay. Fora da China, os relatórios indicam que um yuan digital de sucesso também pode representar um desafio para a hegemonia do dólar americano no comércio global.

Enquanto isso, outras nações APAC, como Japão e Coréia do Sul, também são estendendo seus experimentos  de CBDC.

O artigo Moeda digital chinesa bate R$ 800 milhões: o que isso significa? foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...