Pix começa a funcionar com restrições nesta terça-feira; saiba quem já pode usar o sistema
Sistema de transações instantâneas do Banco Central estará restrito a 5% dos clientes cadastrados nesta fase de testes.
O novo sistema de pagamentos do Banco Central, o Pix, entrou em operação nesta terça-feira, limitado a volumes e horários específicos.
Com isso, clientes e instituições financeiras já podem usar o sistema de forma restrita até o dia 15 de novembro. No dia 16, o sistema passa a operar 24 horas por dia, 7 dias por semana.
A primeira fase de operações, porém, está restrita a 5% dos clientes cadastrados pelas instituições financeiras até aqui.
Nesta fase, há ainda limites de volume de transações e horário de funcionamento do sistema, mas as transações estarão disponíveis, com clientes movimentando valores de forma real, segundo o Diretor de Competição e Estrutura do Mercado Financeiro, Carlos Eduardo Brandt, disse ao UOL.
No geral, o Pix funcionará nesta fase das 9 às 22 horas, com excessão das quintas-feiras (das 9 às 24 horas) e das sextas-feiras (das 0 às 22 horas). Os volumes serão restritos entre 1 a 5% da base de clientes:
Horário de funcionamento do Pix na fase de testes:
Todos os dias (exceto quintas e sextas-feiras): das 9h às 22h
5ª feira: das 9h às 24h
6ª feira: 0h às 22h
No dia 16 de novembro, o sistema passa a operar sem interrupções a partir das 9 horas da manhã. Já são 762 instituições financeiras cadastradas no sistema, que já registrou 55 milhões de chaves de clientes.
Na semana passada, o chefe do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central, Ângelo Duarte, também explicou que o serviço pode apresentar instabilidade nos primeiros dias de operação, mas defendeu que a instabilidade faz parte do processo e que não vai prejudicar as operações.
LEIA MAIS
- Serviços de criptomoedas do PayPal se tornarão globais no início de 2021, com suporte para CBDCs iminente
- Nubank seleciona clientes para usar o Pix, que terá horário reduzido durante fase de testes
- WhatsApp Pay deve chegar ao Brasil em novembro, segundo a Cielo
- Grandes regiões produtoras de petróleo se movem para adotar o Blockchain em suas operações
- Subida do Bitcoin devido a crise do dinheiro e de acessibilidade: Análise
- Blockchain do Telegram tem plano de escalabilidade baseada na Ethereum e novas funcionalidades