‘O PIX é um dos instrumentos essenciais para o futuro de uma moeda digital no Brasil’, diz diretor da VeriTran

Wagner Martin, diretor de desenvolvimento de negócios da VeriTran, acredita que o PIX coloca o Brasil no caminho de uma moeda digital nacional

O diretor de desenvolvimento de negócios da VeriTran, empresa argentina que desenvolve plataformas bancárias e de pagamentos para fintechs, Wagner Gomes Martin, acredita que o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central, o PIX, vai colocar o Brasil no caminho de uma moeda digital nacional.

Em texto escrito para o portal do Estadão, Wagner lembra dos altos custos e limitação operacional dos atuais sistemas de compensação do país, o DOC e o TED, que devem ser substituídos pelas transações instantâneas do PIX.

Martin escreve que as criptomoedas têm “uma base monetária muito eficiente, interoperável e ainda possui como característica a ausência de regulador nos países”, mas segundo ele não tem usabilidade simples e não atingiram a aceitação do mainstream.

Com a demanda digital, inevitável depois que a pandemia explodiu em 2020, Wagner escreve que a necessidade de uma moeda digital também se intensificou, com o Open Bankin, que deve agregar dados de várias instituições financeiras de um mesmo usuário, sendo uma das iniciativas a preencher a “necessidade de rapidez, facilidade, baixo custo e segurança”.

O PIX chega, portanto, para dominar o mercado e “canibalizar” seus concorrentes:

“Temos um instrumento de transferência competitivo, com alto potencial de canibalizar outros formatos e que propõem a ascensão do digital, uma vez que reduz a necessidade de sacar dinheiro”

Finalmente, ele diz que a iniciativa de Open Banking do Banco Central brasileiro já permite enxergar no futuro uma moeda nacional criptografada.

“Com isso, é possível vislumbrar uma criptomoeda regulada por um banco central operando através de meios de transferências digitais e online. O PIX é um dos instrumentos essenciais para o futuro de uma moeda digital dentre outros do entorno do Open Banking, promovendo esta digitalização funcional para o momento atual”

 LEIA MAIS

Você pode gostar...