Político que “caça” fundador da Genbit lidera intenções de voto em SP

O deputado federal e apresentador Celso Russomano (Republicanos) lidera a corrida para a prefeitura de São Paulo.  Além de disputar as eleições municipais, desde julho deste ano Russomano também “caça” o empresário Nivaldo Gonzaga, fundador da Genbit.  A empresa, que afirmava investir em criptomoedas, foi acusada pelo Ministério Público (MP) de sumir com cerca de R$ 1 bilhão de 45 mil clientes.

Russomano, de acordo pesquisa divulgada no domingo (20) pelo Ibope, aparece com 24% das intenções de voto para a capital paulista. Logo atrás vem o atual prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), que é o preferido de 18% dos eleitores ouvidos durante a pesquisa. Vale lembrar que, por causa da pandemia do coronavírus, o primeiro turno das eleições municipais no Brasil será somente no dia 15 de novembro.

Conforme os dados do Ibope, após Russomano e Covas aparecem Guilherme Boulos (PSOL), com 8% das intenções, e Márcio França (PSB), com 6%. Logo depois estão Arthur do Val “Mamãe Falei” (Patriota) e Joice Hasselmann (PSL). Ambos têm 2% das preferências dos eleitores.

“Vou atrás do fundador da Genbit”, disse político

Além de concorrer às eleições municipais, Russomano também persegue o fundador da Genbit, Nivaldo Gonzaga. Em julho deste ano, no programa Patrulha do Consumidor, da Record TV, o apresentador contou o caso da suposta pirâmide financeira associada a criptomoedas.

Além de expor histórias de vítimas que perderam dinheiro, o apresentador disse que iria ajudar as autoridades a encontrar o fundador da empresa.

Celso Russomanno. Foto: Agência Brasil

“Nós vamos atrás dele (Gonzaga). Vamos trabalhar junto com a polícia e Ministério Público porque não pode ficar desse jeito. Esse cidadão tem que responder”, disse, naquele mês, o apresentador.

Gonzaga, além de estar na mira do MP, também é investigado pela Polícia Civil de Campinas (SP). O empresário ainda responde a cerca de 600 processos judiciais movidos nas justiças de São Paulo e do Paraná.

Político também atacou Bitcoin; associação de criptomoedas reagiu com nota de repúdio

Apesar de ter comprado a briga dos investidores da Genbit, Russomano também teceu críticas às criptomoedas. No programa, o apresentador falou que “investir em Bitcoin é inseguro”. Além disso, afirmou ainda que “moeda virtual não tem garantia” e que “ela não existe”.

Em nota de republico divulgada na época, a Associação Brasileira de Criptoeconomia (ABCripto) informou que o apresentador deveria separar as criptomoedas dos agentes criminosos que se utilizam de criptos para dar golpes.

A associação afirmou ainda que o tratamento dado pelo político às criptomoedas foi “inadmissível”. Disse também que Russomano promoveu um “desserviço” quando disse “absurdos” sobre ativos digitais na TV.

O artigo Político que “caça” fundador da Genbit lidera intenções de voto em SP foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.

Você pode gostar...