Pix fica fora do ar e afeta depósitos em exchanges de criptomoedas
O Pix está fora do ar no Nubank, Itaú e outros bancos e afeta instituições que processam pagamentos para exchanges.
Clientes de diversos bancos não podem utilizar o Pix na tarde desta quinta-feira (11). O sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central saiu do do ar em aplicativos de diversos bancos e, dessa forma, prejudica o processamento de depósitos em exchanges de criptomoedas. O BC ainda não se manifestou sobre o caso.
Em testes conduzidos pelo BeInCrypto, o Pix aparece como indisponível no app do Itaú e no Nubank. Clientes da fintech que tentam fazer transferências pelo Pix veem, por exemplo, a mensagem “Pix fora do ar. Faça transferências por TED”.
Nas redes sociais, o Nubank aconselha clientes a não repetirem uma transferência que porventura não recebeu confirmação.
Pix não funciona em diversos bancos
A falha teria tido começo por volta das 13h. Segundo o Tecnoblog, o Pix também não funciona no Bradesco, Caixa, Banco do Brasil, Next, PicPay e outros bancos e carteiras digitais. Além disso, o BeInCrypto confirmou que a falha afeta instituições parceiras de exchanges de criptomoedas no Brasil.
O Pix chegou em novembro de 2020 com a promessa de oferecer um meio barato e seguro para realizar transferências de qualquer valor 24 horas por dia, sete dias por semana. A novidade animou o setor de criptomoedas, já que abria a possibilidade de movimentar exchanges nacionais também à noite e aos finais de semana.
Trata-se da primeira instabilidade generalizada do Pix que se tem conhecimento. Apesar de reclamações pontuais no Reclame Aqui, até então o sistema de pagamentos não havia saído do ar em todos os bancos por tanto tempo. Aliás, segundo o Banco Central, a solução vinha funcionando de maneira ininterrupta.
O artigo Pix fica fora do ar e afeta depósitos em exchanges de criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.