Pirâmide financeira ‘devora’ 30% de todo poder da rede Ethereum
A rede da plataforma Ethereum está sendo sobrecarregada por uma enorme pirâmide financeira. Segundo levantamento de dados, cerca de ⅓ do poder de processamento da rede estaria sendo utilizado pelo esquema fraudulento. O caso envolveria uma pirâmide financeira que utiliza contratos inteligentes da rede Ethereum.
A Ethereum é uma plataforma para o desenvolvimento de aplicativos descentralizados (D’Apps) e criptomoedas, como o Ether (ETH) ou tokens classificados como (ERC-20), por exemplo. É através de contratos inteligentes executados diretamente na rede Ethereum que uma pirâmide chinesa está atuando. Esses contratos estariam sobrecarregando a rede Ethereum, onde cerca de 30% de seu poder de processamento está relacionado ao esquema.
Contratos na rede Ethereum validam pirâmide financeira
O uso da rede Ethereum está sendo comprometido pela utilização de contratos inteligentes. Mais especificamente, os contratos firmados que sobrecarregam a rede estão vinculados a uma pirâmide financeira chinesa. De acordo com as informações divulgadas no Twitter, o esquema utiliza contratos inteligentes com Ether (ETH) que variam de US$ 10 mil a US$ 15 milhões.
A disposição dos contratos inteligentes da pirâmide financeira que se espalha na China mostra como o esquema utiliza a rede Ethereum para validar suas transações. O esquema oferecer porcentagens de 0,5% a 1% em depósitos de apenas cinco dias.
Para receber o suposto lucro oferecido pela empresa, os investidores devem depositar quantias que podem variar entre 1 a 15 (ETH). Somente unidades inteiras da altcoin são aceitas no esquema, que pode ser considerado um dos maiores golpes envolvendo a rede Ethereum. Além disso, a pirâmide financeira já é apontada como uma das maiores que já atuaram na China.
Does anyone know about this contract 0x01eacc3ae59ee7fbbc191d63e8e1ccfdac11628c ? It is the second largest consumer of gas on Ethereum right now, Eth deposits grows by 10k$ in about 15m, the code (https://t.co/viv5nBBYz3) has a comment referring to https://t.co/eMJrtTLFNp and
— Louis Guthmann (@GuthL) September 5, 2019
Rede Ethereum também é utilizada para emissão de stablecoin
De acordo com as informações apresentadas por um analista nas redes sociais, precisamente 27% da rede Ethereum é utilizada por uma pirâmide financeira. Essa sobrecarga pode fazer com que transações demorem mais que o habitual dentro da rede. Além disso, a execução de aplicativos descentralizados da rede Ethereum poderão ter seu desempenho comprometido.
Mas, existe outro problema além de uma pirâmide financeira que ‘controla’ a rede Ethereum através de contratos inteligentes. Outra importante parcela do poder de processamento da rede é utilizada para a emissão da stablecoin Tether (USDT).
Para a emissão de Tether (USDT), mais 30% de toda a rede Ethereum é comprometida. Os dados mostram que 1,95 bilhões de unidades (USDT) já foram emitidas na rede Ethereum. Essa porcentagem equivale ainda a validação de transferências envolvendo a stablecoin emitida na rede Ethereum.
Supporting this thesis, I took a look at the ratio of transactions sending $ETH vs all others, showing consistent upwards trend indicating usage of the #Ethereum network other than “just” transferring ETH (~60%).@cburniske @sassal0x
data source: @glassnode https://t.co/qxVws0y8NT pic.twitter.com/lQQQW3MSlC— Rafael Schultze-Kraft (@n3ocortex) September 15, 2019
Saiba mais em Pirâmide financeira ‘devora’ 30% de todo poder da rede Ethereum