Pedido recente de patente do Walmart descreve dispositivos inteligentes gerenciados por blockchain

O Walmart, gigante do varejo norte-americano, solicitou outra patente, que descreve o gerenciamento de aparelhos inteligentes usando a tecnologia blockchain, de acordo com um pedido publicado pelo Escritório de Marcas e Patentes dos EUA em 2 de agosto.

A solicitação descreve sistemas e métodos para gerenciar dispositivos inteligentes, como um computador desktop ou servidor, um quiosque, um dispositivo de mesa ou mais dispositivos de computação portáteis, como dispositivos portáteis ou de jogos, laptops ou tocadores de mídia portáteis.

De uma perspectiva prática, os usuários empregarão um dispositivo, seja ele wearable ou não, que mantém a chave privada usada para autorizar uma transação. Um caso de uso descrito foi um quiosque que recebe pacotes de drones de entrega:

“… um usuário pode obter um quiosque e adicionar o quiosque recém-obtido à estrutura de livro-razão distribuído, utilizando seu dispositivo inteligente para provisionar e/ou autorizar o quiosque. Em um exemplo, o dispositivo do usuário pode ser um dispositivo wearable que mantém a chave privada usada para autorizar a transação. O quiosque pode ser sincronizado com o dispositivo do usuário e ser automaticamente provisionado como uma estação de entrega em domicílio e adicionado como um dispositivo no sistema de gerenciamento de livro-razão distribuído.”

O ambiente de gerenciamento permitirá que os usuários personalizem os níveis de acesso e controle do quiosque, incluindo a capacidade de aceitar ou recusar um pacote ou criar e solicitar um item.

Para gerenciar dispositivos mais inteligentes, a rede de servidores blockchain considera o suporte de um ecossistema de Internet das Coisas (IoT). “Um recurso no ecossistema da IoT pode estar associado a um ou mais papéis e, portanto, está associado a um único papel no contexto de uma única transação correspondente”, diz a patente.

A patente também propõe a construção de um ambiente doméstico inteligente, onde o sistema de gerenciamento de aparelhos descrito possa ser usado em uma ampla variedade de ambientes, como casa, mídia, manufatura, energia, saúde e muitos outros.

O Walmart é conhecido por sua postura proativa em relação à adoção da tecnologia blockchain. Nos últimos meses, a empresa de varejo solicitou vários sistemas com blockchain, como o sistema de gerenciamento de entrega “seguro”.

Outros documentos do Walmart incluem um sistema de “Pacote Inteligente” para rastrear o conteúdo do pacote, condições ambientais, localização e outros detalhes, além de uma rede elétrica que será alimentada pelo Bitcoin ou outras criptomoedas. O Walmart tem buscado ativamente vários métodos de aplicações blockchain para sua cadeia de suprimentos de alimentossetor médicomercado de clientes e sistema de gerenciamento de consumo de energia.

Fonte: Cointelegraph

Você pode gostar...