PayPal USD: Benefício para a Ethereum, mas não para a descentralização, diz comunidade cripto

Os defensores do PYUSD do PayPal dizem que o novo ativo pode fazer com que a Ethereum se torne a camada monetária da Internet, enquanto os oponentes argumentam que ela funcionará como uma moeda digital de banco central mal projetada.

A nova stablecoin baseada na Ethereum do PayPal, o PYUSD, foi recebida com reações contraditórias pela comunidade de criptomoedas.

Embora possa contribuir para a Ethereum finalmente encontrar seu lugar na adoção de usuários convencionais, também pode significar problemas para a descentralização e o controle pessoal de ativos, adverte a comunidade.

O PayPal USD, foi lançado em 7 de agosto e é emitido pela Paxos Trust Co. – a empresa por trás do Binance USD (BUSD). Ela foi criada com base na Ethereum e “projetada para pagamentos digitais e uso na Web3.” A empresa disse que em breve a nova stablecoin estará disponível para seus clientes dos Estados Unidos.

O lançamento foi visto como benéfico para a uma maior adoção da Ethereum. Anthony Sassano e Ryan Sean Adams, especialistas em Ethereum, acreditam que a nova stablecoin ERC-20 levará a blockchain um passo adiante no sentido de se tornar a camada monetária da Internet.

Este é o endereço do contrato da stablecoin do PayPal na Ethereum.

Não acredito que estou twittando isso.

Chegamos tão longe.

— RYAN SΞAN ADAMS – rsa.eth (@RyanSAdams)

O número de usuários ativos diários na Ethereum atualmente oscila entre 300.000 e 400.000, de acordo com dados do Etherscan.

No entanto, Sean Adams observou que 430 milhões de contas usam ativamente o processador de pagamentos digitais, o que significa que mais de 5% dos 8 bilhões de pessoas do mundo poderiam, teoricamente, ser integradas à Ethereum por meio da nova stablecoin do PayPal.

Martin Koppelmann, CEO e cofundador da Gnosis, acrescentou que, ao lançar o PYUSD na camada de base da Ethereum, as soluções de camadas 2 da rede também poderão interagir com o PYUSD.

Outros, incluindo legisladores, viram o lançamento como um sinal de que grandes instituições estão adotando cada vez mais as criptomoedas, desafiando os sistemas de pagamentos tradicionais.

Em uma declaração de 7 de agosto, Patrick McHenry, presidente do Comitê de Serviços Financeiros da Câmara dos Estados Unidos, disse que stablecoins como o PYUSD do PayPal “são promissoras e podem se tornar um pilar do nosso sistema de pagamentos do século XXI.”

#NOTÍCIA: O presidente @PatrickMcHenry divulgou uma declaração após o anúncio do lançamento da stablecoin de pagamentos do PayPal.

Leia mais

— Financial Services GOP (@FinancialCmte)

No entanto, nem todos estão na comunidade cripto convencidos sobre os benefícios da nova stablecoin do PayPal à indústria de criptomoedas.

Vários auditores de contratos inteligentes destacaram que o contrato inteligente do PYUSD contém as funções “freezefunds” e “wipefrozenfunds.” Segundo eles, são exemplos de vetores de ataque de centralização em contratos inteligentes.

A nova stablecoin Paypal USD tem uma função “assetProtection” que pode limpar seu saldo em duas transações (primeiro `freeze`, depois `wipeFrozenAddress`)

No âmbito da segurança de contratos inteligentes, chamamos isso de “vetor de ataque de centralização”

— pashov (@pashovkrum)

A preocupação foi reiterada pelo pesquisador de criptomoedas Chris Blec, que acredita que o PayPal usará as controversas funções quando necessário.

A advogada de ativos digitais Sarah Hodder acredita que muitas características da stablecoin do PayPal se assemelham às de uma moeda digital de banco central habilitada para censura. Outro auditor de contratos inteligentes observou que o contrato inteligente do PYUSD pode ser alterado pelo PayPal a qualquer momento.

Acabei de ler os termos de serviço do PayPal USD.

– KYC completo
– custodiado pela Paxos
– vinculada ao seu login do PayPal
– O PayPal pode reverter qualquer transação
– alegação de ser totalmente respaldado por dólares americanos reais

Todos os recursos de censura de uma CBDC, mas lançada por grandes empresas de tecnologia, e não pelo governo.

— Sasha Hodder (@sashahodler)

Em outubro do ano passado, o PayPal foi criticado por uma política controversa que poderia multar determinados usuários em US$ 2.500 por espalharem “desinformação.” Posteriormente, a empresa voltou atrás, alegando que a atualização da política fora publicada “por engano.”

Enquanto isso, o engenheiro de blockchain Patrick Collins adotou uma visão um pouco mais neutra, sugerindo que o anúncio do PYUSD do PayPal poderia ter sido “épico”, mas acredita que algumas das escolhas de engenharia foram equivocadas – como a escolha de uma versão desatualizada do Solidity para programação do contrato, tornando o contrato atualizável e não tornando-o eficiente em termos de taxas de gás.

Sassano também explicou em uma postagem à parte que, embora a stablecoin do PayPal seja centralizada, os usuários da Ethereum são livres para escolher se desejam usá-la ou não.

Sim, a stablecoin do PayPal é centralizada.

Não, isso não torna menos legal o fato de o PayPal ter uma stablecoin.

O fato de a Ethereum ser uma camada de liquidação para todos os tipos de valor significa que diferentes tipos de ativos existirão na rede e você poderá escolher quais deseja usar.

— sassal.eth (@sassal0x) 

O PayPal disse que o PYUSD será lançado nas próximas semanas.

O ETH está atualmente cotado a US$ 1.825, que é aproximadamente o mesmo preço pelo qual estava sendo negociado no momento do anúncio do PayPal, há cerca de 10 horas, de acordo com dados da CoinGecko. Apenas pequenas flutuações foram observadas no preço da ETH desde então.

LEIA MAIS

Você pode gostar...