Nova stablecoin PYUSD do PayPal enfrenta obstáculos legais e ‘menos funcionalidade’

Especialistas do setor explicam os benefícios e desvantagens da stablecoin PYUSD do PayPal.

Embora um quadro regulatório claro para ativos digitais ainda não tenha sido estabelecido nos Estados Unidos, o PayPal – uma das maiores empresas de tecnologia financeira dos Estados Unidos – anunciou em 7 de agosto sua stablecoin atrelada ao dólar americano, o PayPal USD (PYUSD).

Um porta-voz do PayPal disse ao Cointelegraph que o PYUSD é importante porque a adoção em massa de futuras experiências digitais exigirá um instrumento digital estável que seja nativo de criptomoeda e facilmente conectado ao fiat. Apesar do ambiente regulatório incerto para ativos digitais nos EUA, o porta-voz disse:

“Nossa experiência nos diz que é hora de modernizar e atualizar a infraestrutura tecnológica do sistema financeiro – e queremos ajudar as empresas e os consumidores a se adaptarem e se envolverem. É por isso que estamos lançando uma stablecoin do PayPal, projetada para eliminar a volatilidade de preços encontrada em outras moedas digitais, permitindo pagamentos confiantes.”

O caso da capacidade do PayPal de afetar a adoção de stablecoins com seu novo projeto é forte, já que estatísticas recentes mostram que mais de 426 milhões de contas do PayPal estão atualmente em uso ativo. A empresa também detém uma participação de pouco mais de 50% na arena global de processamento de pagamentos online.

Entendendo o impacto potencial do PYUSD

Embora seja certamente notável que o PayPal tenha lançado o PYUSD, há várias considerações a serem mantidas em mente.

Alex Tapscott, co-fundador do Blockchain Research Institute e autor de negócios, disse ao Cointelegraph que o PayPal claramente entende que as stablecoins serão fundamentais para o futuro dos serviços financeiros e, em particular, para os pagamentos. Ele disse que as stablecoins já se mostraram incrivelmente lucrativas como negócio:

“Não é surpresa que o PayPal e outros queiram entrar no mercado. O PayPal está enfrentando concorrência mais acirrada em seu negócio de pagamentos legados e está procurando maneiras de diversificar em áreas de margem mais alta. As stablecoins são uma adaptação lógica e potencialmente lucrativa em um momento em que o relatório recente de ganhos da Tether sugere que ela está prestes a ter um lucro maior do que a Starbucks, BlackRock – e até mesmo o próprio PayPal.”

No entanto, existem vantagens e desvantagens que provavelmente surgirão com o PYUSD. Um dos benefícios mais óbvios é que o PYUSD pode ajudar a atrair usuários comuns para o espaço Web3.

“A maior vantagem do PYUSD é que ele é mais provável de ser integrado em nossa economia digital como uma ferramenta de pagamento que as pessoas comuns podem usar”, disse Tapscott.

Para entender isso melhor, Pegah Soltani, chefe de produtos de pagamento da Ripple, disse ao Cointelegraph que stablecoins funcionam como um mecanismo para tokenizar moedas fiduciárias, como o dólar americano.

“Ao tokenizar um ativo do mundo real – neste caso, fiduciário – as stablecoins servem para expandir o ecossistema de criptomoedas, porque esses ativos permitem que as negociações ou pagamentos na economia cripto estejam vinculados ao fiat”, disse ela.

No entanto, Soltani observou que o PayPal sendo um ecossistema de pagamentos fechado pode melhorar apenas a eficiência para si mesmo: “Isso pode não ser revolucionário para os consumidores que já experimentam taxas relativamente baixas e tempos de transação rápidos ao transacionar dentro do ecossistema de aplicativos do PayPal”.

Por outro lado, Soltani disse que, se o PayPal incentivar seus usuários a usar o PYUSD fora de seu próprio ecossistema, é possível que a stablecoin ganhe mais participação de mercado relativamente rápido. Embora o PYUSD tenha sido lançado recentemente, algumas exchanges globais de criptomoedas, como a Changelly, afirmaram que o listarão.

Também é importante observar que milhões de usuários confiam no PayPal para transações financeiras. Soltani mencionou que uma das possíveis armadilhas de uma stablecoin é que ela não é um sistema sem confiança.

“Isso requer que o comprador confie no emissor para garantir que seu dinheiro esteja realmente lastreado em uma proporção de 1:1. Como o PayPal é uma marca bem conhecida, há potencial para mais confiança percebida para aqueles que estão entrando neste espaço pela primeira vez”, explicou ela.

Embora todos esses aspectos sejam notáveis, não deve ser surpresa que uma das maiores preocupações em relação ao PYUSD seja a falta de clareza regulatória para ativos digitais nos Estados Unidos.

“O PayPal escolheu um momento muito interessante para lançar uma stablecoin, dada a falta de clareza regulatória em torno das criptomoedas e os desafios que isso apresenta para todo o espaço cripto”, disse Soltani.

A emissão e custódia do PYUSD são tratadas pela Paxos, um custodiante qualificado regulado pelo Departamento de Serviços Financeiros do Estado de Nova York. Margaret Rosenfeld, diretora jurídica da Cube Exchange – uma exchange de ativos digitais prestes a ser lançada na Austrália – disse ao Cointelegraph que isso significa que os ativos devem ser mantidos em um fundo à prova de falência, em contas totalmente segregadas. “A Paxos, não o PayPal, detém os ativos que lastreiam a stablecoin”, disse ela.

Hoje, estamos revelando uma nova stablecoin, o PayPal USD (PYUSD). Ela foi projetada para pagamentos e é lastreada por ativos altamente líquidos e seguros. A partir de hoje e nas próximas semanas, você poderá comprar, vender, manter e transferir o PYUSD. Saiba mais https://t.co/53RRBhmNHx pic.twitter.com/53ur2KmjU7

— PayPal (@PayPal) 7 de agosto de 2023

Rosenfeld ainda disse que, embora a Paxos tenha recebido um aviso Wells da Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos em fevereiro de 2023 em relação à stablecoin Binance USD (BUSD), é notável que uma empresa veterana de fintech como o PayPal ainda tenha uma parceria com a Paxos.

“Isso demonstra os ventos contrários da adoção de ativos digitais no mercado financeiro tradicional nos Estados Unidos. Isso se torna importante à medida que os bancos dos EUA continuam a ser pressionados pelos reguladores federais para evitar os chamados riscos dos ativos digitais”, observou ela.

Regulamentações à parte, Tapscott acredita que o PayPal enfrenta uma desvantagem adicional com o PYUSD devido a outras stablecoins que foram lançadas muito antes. “Inicialmente, o PYUSD terá menor liquidez e menos funcionalidade do que pares mais estabelecidos. Tether e Circle juntos controlam quase 100% do mercado, e o Tether, em particular, é dominante, com quase 80%”, disse ele.

Além disso, o fato de o PYUSD ser baseado na rede Ethereum para transações também pode ser preocupante.

Mark Heynen, vice-presidente de desenvolvimento de negócios da Stellar Development Foundation, disse ao Cointelegraph que, embora seja incrivelmente popular, a Ethereum não é fundamentalmente uma rede construída para pagamentos.

“Custo e escalabilidade podem acabar sendo distrações na busca do PayPal pela adoção”, afirmou ele.

Dado isso, Soltani observou que seria interessante para o PayPal emitir sua stablecoin em várias redes no futuro.

PayPal otimista com a tecnologia blockchain e ativos digitais

Embora seja cedo para entender totalmente o impacto que o PYUSD terá no ecossistema Web3, uma coisa permanece certa: o PayPal continuará inovando. O porta-voz da empresa disse:

“Continuaremos a oferecer os produtos e serviços necessários para melhorar a saúde financeira e expandir as oportunidades econômicas na nova era digital. Isso inclui as novas capacidades habilitadas por ativos digitais usando a tecnologia blockchain, incluindo moedas digitais e stablecoins.”

VEJA MAIS:

Você pode gostar...