Paypal ajuda autoridades dos EUA a bloquear US$ 4 milhões em criptomoedas de serviço de streaming ilegal
A Homeland Security Investigations juntamente com a Motion Picture Association of America conduziram a investigação que tinha como alvo um site de pirataria de filmes.
Um relatório recente das autoridades dos EUA revelou que uma operação apreendeu mais de 4 milhões de Dólares em criptomoedas e dinheiro, que seriam resultado da pirataria de filmes. A Homeland Security Investigations (HSI) juntamente com a Motion Picture Association of America (MPAA) conduziram a investigação.
HIS é o órgão de Investigações de Segurança Interna americano, enquanto a MPAA é a associação cinematográfica dos EUA. A investigação está em andamento desde outubro de 2013. Na época, o PayPal denunciou à HIS dois serviços ilegais de streaming. Os dois supostos serviços de streaming chama-se Noobroom7 e Noobroom. A investigação descobriu que os donos do site pirata mantinha um portfólio diversificado, incluindo criptomoedas. As criptomoedas incluídas na lista foram Bitcoin, Ethereum, Bitcoin Cash e Litecoin.
Conforme documentos do tribunal, o tribunal federal do estado de Oregon ainda analisa o caso. As autoridades americanas tentam confiscar os fundos apreendidos. Segundo eles, o suposto proprietário do site de streaming estaria envolvido em conspiração para violação de direitos autorais e lavagem de dinheiro.
Após o relatório do HIS para a MPAA sobre os serviços de streaming, a MPAA deu os detalhes do caso. Os sites teram gerado grande receita por meio de pagamentos de assinatura, usando métodos de pagamento do PayPal e do Stripe.
Após a investigação, a MPAA enviou uma carta aos sites, com intuito de fazer o site com que ele encerrasse suas atividades. Apesar de cumprir as ordens e ter notificado seus usuários de que suas respectivas contas foram movidas, o Noobroom transferiu as contas dos usuários de seu website para um novo domínio. A MPAA descobriu então que o novo domínio estava ligado aos portais de pirataria Sit2Play.com e movietv.co.
Depois de uma investigação, a MPAA encontrou um indivíduo que teria recebido os valores da receita do serviço de streaming. Os arquivos judiciais revelam que o Noobroom recebeu cerca de 80 mil pagamentos de seus associados, totalizando US$ 6.373.816,57.
A relação de criminosos com o mundo das criptomoedas não é de hoje. Novas tecnologias oferecem certas vantagens que atrai esse tipo de atividade. Conforme reportado anteriormente, neste mês a policia alemã fechou os servidores de um marketplace que funcionava na DarkWeb e que tinha 1.2 milhões de usuários.