Parlamento da UE vota a favor de ementa que pode afetar carteiras de criptomoedas
O Parlamento da União Europeia votou a favor de uma regulamentação de transferência de fundos que afete carteiras cripto não hospedadas. O projeto de lei não está na fase final do processo legislativo, com sessão plenária prevista para abril.
Comitês do parlamento da União Europeia votaram para aprovar seu controverso projeto de lei sobre criptomoedas, que instituiria uma série de medidas relacionadas à privacidade em carteiras cripto não aprovadas no mercado.
- Ficou com alguma dúvida? O BeInCrypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
- Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!
As comissões do parlamento votaram a favor das medidas sobre carteiras de criptomoedas não hospedadas e, algum tempo depois, a decisão de entrar em negociações de trilogias havia sido aprovada.
Direcionando carteiras cripto
Houve dois compromissos específicos que foram votados, com ambos passando por margens estreitas. As sessões triplas permitirão que os membros sugiram mudanças, mas ainda não se sabe se isso ocorrerá.
Carteiras cripto não hospedadas simplesmente se referem a fundos mantidos por indivíduos sem exigir um intermediário, enquanto carteiras hospedadas exigem um intermediário.
Os mercados caíram acentuadamente após a notícia, com a capitalização total de 4,1% abaixo do valor anterior. O preço do Bitcoin caiu quase 5% nas últimas 24 horas, de US$ 47.468 para US$ 44.347 no momento da publicação. Mais regulações podem ocorrer, uma vez que a UE alerta para os riscos relacionados ao mercado.
A alteração da UE exigiria a verificação de carteiras não denominadas, o que vai contra o princípio da descentralização e da privacidade que o mercado representa.
A Unstoppable Finance detalhou os efeitos da regulamentação em termos simples, dizendo que tornaria as finanças descentralizadas (DeFi) mais caro e pesado, “Tudo sem um benefício claro no contexto da AML”.
A Coinbase pediu ao público que se manifestasse contra a alteração da UE, dizendo que resultaria em alterações na coleta de informações. A exchange fez observações condenatórias sobre a emenda, dizendo que ela
“Desencadearia todo um regime de vigilância em exchanges como a Coinbase, sufocaria a inovação e prejudicaria as carteiras auto-hospedadas que os indivíduos usam para proteger com segurança seus ativos digitais”.
DeFi pode ser esmagado por regulamentos
A decisão, sem dúvida, terá um tremendo impacto no mercado de criptomoedas, apesar de não ter sido oficialmente ratificada. No entanto, a vice-presidente do Parlamento Europeu, Eva Kaili, afirmou que a “Transferência de fundos de carteiras não hospedadas para o CASPS da UE deve ser possível de forma proporcional”.
A resposta da comunidade cripto tem sido universalmente negativa. Analistas acreditam que isso poderia afastar o investimento e a inovação da região.
O Tesouro dos Estados Unidos também está considerando aprovar regulamentos relacionados a carteiras não aprovadas. Esta mudança de regra é semelhante à da UE, e parece que o mercado de criptomoedas poderá ficar em um momento difícil em 2022 no que diz respeito à regulamentação.
O artigo Parlamento da UE vota a favor de ementa que pode afetar carteiras de criptomoedas foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.