Para Fernando Ulrich, não é possível prever quando a economia brasileira vai se recuperar
Desde o início da crise sanitária e do declínio das atividades econômicas no Brasil, um pensamento passou na mente de muitas pessoas: Quando a economia brasileira vai sair dessa crise?
Vários países da Europa e Ásia já conseguiram controlar a pandemia de coronavírus e estão, lentamente, tentando voltar ao normal, com a reabertura do comércio. Alguns estados brasileiros também estão ensaiando a reabertura de parte do comércio, porém por aqui, o número de novos casos da doença é crescente.
Para o economista Fernando Ulrich, não é possível prever quando a nossa economia irá se recuperar.
A situação atual
Os números sobre a crise econômica são preocupantes. No primeiro trimestre de 2020 o PIB brasileiro foi de 1,5% negativo. E vale lembrar que o início das medidas de isolamento social começaram a acontecer em meados de março.
Portanto essa queda do PIB foi reflexo de menos de um mês de quarentena.
Ulrich acredita que o PIB do segundo trimestre vai sofrer um impacto muito maior, já que, ao que tudo indica, o comércio seguirá fechado e as pessoas vão continuar diminuindo o consumo.
Além disso, Ulrich diz que, para prever uma futura recuperação da economia, precisamos ficar atentos ao índice de desemprego.
Ainda no primeiro trimestre, o índice de desemprego foi de 12,6%, o que não é considerado muito, se levarmos em conta o índice dos últimos anos. Porém, esse dado não leva em conta as pessoas que não estão mais ocupadas e procurando emprego.
Se levarmos em conta essas pessoas, temos cerca de 4,5 milhões de brasileiros desocupados.
Ulrich diz que esse número é muito preocupante, já que, devido as leis trabalhistas brasileiras, o processo de contratação e demissão de um funcionário são mais longos, portanto, quando a pandemia for controlada e começarmos a voltar a abrir vagas de trabalho, esse processo vai ser muito mais lento do que outros países.
Além disso, ele diz que esse número de pessoas desocupadas e que não estão mais procurando trabalho deve crescer nos próximos meses. O que vai influenciar diretamente no futuro crescimento econômico.
Quando acaba a crise econômica?
Ulrich diz ser difícil saber, já que essa não é uma crise normal, que ocorre recorrentemente em círculos econômicos.
Além disso, a pandemia trouxe uma imprevisibilidade para a crise econômica. Talvez quando passarmos o pico da doença, poderemos começar a ter algum vislumbre de quando e como a crise vai acabar.
Porém, com a possibilidade de uma segunda onda de infecções, é imprevisível fazer projeções.
Ulrich acredita que, a normalidade e o momento econômico que estávamos vivenciando em fevereiro, não voltará tão cedo.
O artigo Para Fernando Ulrich, não é possível prever quando a economia brasileira vai se recuperar foi visto pela primeira vez em BeInCrypto.