Taiwan pode ser o próximo a dar luz verde aos ETFs de Bitcoin

Taiwan está dando passos largos em direção à adoção de fundos negociados em bolsa (ETFs) de Bitcoin à vista. A Comissão de Supervisão Financeira (FSC) do país planeja revelar novas regulamentações de ativos digitais em setembro.

A iniciativa quer aprimorar a estrutura regulatória e proteger os investidores, disse o presidente da FSC, Huang Tien-mu, na segunda-feira (4).

Leia mais: 5 criptomoedas para ficar de olho em março

Como Taiwan trabalha para integrar ETF de Bitcoin à vista

A Câmara de Comércio de Taiwan deve lançar um estudo sobre os ETFs de Bitcoin à vista em abril e revelar a abordagem proativa do país. Gao Jingping, vice-diretor do Warranty Bureau, ressaltou a importância desse estudo para os mercados financeiros locais.

“Além disso, com relação aos ETFs ativamente gerenciados e de múltiplos ativos, o relatório de pesquisa da Investment Trusts and Consulting Association já foi enviado ao regulador e, se o setor estiver ativamente envolvido, o primeiro produto poderá ser lançado no segundo semestre do ano”, disse Jinping.

Ao mesmo tempo, outro país asiático, a Coreia do Sul, está entrando em discussões cruciais sobre a possível aprovação de ETFs de Bitcoin à vista. O Serviço de Supervisão Financeira (FSS) agendou conversas entre seu governador, Lee Bok-hyun, e o chefe da Comissão de Valores Mobiliários (SEC) dos EUA, Gary Gensler.

Essas discussões, com foco em regulamentações de ativos virtuais, destacam o interesse da Coreia do Sul em ativos digitais. No entanto, a Comissão de Serviços Financeiros (FSC) também aconselha cautela, refletindo uma postura equilibrada em relação à inovação e à conformidade.

Leia mais: O que é um ETF de Bitcoin?

O compromisso de Taiwan com um mercado seguro de ativos digitais se estende a ações contra fraudes. Os esforços do FSC levaram ao desmantelamento de uma importante rede de lavagem de dinheiro em 2023. As autoridades também prenderam indivíduos envolvidos em golpes de criptomoeda de alto nível. Essas ações demonstram a determinação de Taiwan em garantir um ambiente financeiro digital transparente e seguro.

A Lei de Gestão de Ativos Virtuais, apresentada ao parlamento de Taiwan, marca um passo significativo em direção a uma regulamentação abrangente de ativos digitais. Seu objetivo é proteger os clientes e supervisionar o setor, com penalidades rigorosas em caso de não conformidade.

A regulamentação de Taiwan também restringe os provedores estrangeiros de serviços de ativos virtuais (VASPs) e as atividades de alto risco, como o comércio de derivativos e o uso de stablecoins, demonstrando uma estratégia completa de mitigação de riscos.

O artigo Taiwan pode ser o próximo a dar luz verde aos ETFs de Bitcoin foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...