Pesquisa: mais de 30% dos vídeos sobre criptomoedas no TikTok são enganosos
Vídeos no TikTok com hashtags populares, como “cripto”, “cryptok”, “cryptoadvice”, “criptomoedas”, “cryptotrading” e “cryptoinvesting”, acumulam mais de 6 bilhões de visualizações
Mais de 1 em cada 3 influenciadores do TikTok, a principal plataforma de mídia social para a geração de jovens, publicou vídeos enganosos sobre Bitcoin (BTC) e investimentos em criptomoedas em um estudo recente.
O TikTok foi amplamente adotado como uma alternativa baseada em vídeo às pesquisas do Google. Descobriu-se, no entanto, que alguns influenciadores compartilham informações incorretas e não verificadas na plataforma de mídia social sobre investimentos em criptomoedas, muitas vezes tentando convencer espectadores incautos a colocar seu dinheiro suado em criptomoedas que levam a prejuízos.
Os influenciadores do TikTok usam a hashtag “#cryptok” ao postar conteúdo relacionado a criptomoedas. Uma análise de mais de 1.161 desses vídeos, conduzidos pela dappGambl, revelou que mais de um em cada três vídeos sobre ativos digitais no TikTok eram enganosos. A pesquisa também descobriu que apenas uma em cada dez contas ou vídeos “cryptok” continham alguma forma de isenção de responsabilidade que alertava os usuários sobre o risco de investimentos.
Além disso, 47% dos criadores de conteúdo dentro da plataforma focada em vídeos curtos foram encontrados tentando empurrar serviços para ganhar dinheiro. Os principais influenciadores, incluindo Kim Kardashian, Jake Paul e Soulja Boy, também foram acusados anteriormente de promover criptomoedas para seus milhões de fãs sem divulgar os pagamentos recebidos.
A Comissão de Valores Mobiliários dos Estados Unidos forçou Kim Kardashian a pagar US$ 1,26 milhão em multas pela promoção do EthereumMax (EMAX). Embora os influenciadores do TikTok tenham um alcance menor do que seus colegas do mainstream, o risco financeiro potencial para investidores incautos permanece igualmente alto.
A pesquisa também descobriu que um em cada três vídeos enganosos no TikTok mencionam o Bitcoin. Além disso, vídeos no TikTok com hashtags populares relacionadas a criptomoedas, como “crypto”, “cryptok”, “cryptoadvice”, “criptomoedas”, “cryptotrading” e “cryptoinvesting”, acumularam mais de 6 bilhões de visualizações.
Os espectadores geralmente não percebem as más intenções de seus influenciadores favoritos e acabam confiando em seu conteúdo puramente com base no alto número de visualizações ou curtidas. Tanto investidores novos quanto experientes são aconselhados a fazer uma extensa pesquisa sobre projetos de criptomoedas antes de fazer qualquer forma de investimento.
Viewers often oversee the ill-intent of their favorite influencers and end up trusting their content purely based on the high number of views or likes. Both new and seasoned investors are advised to do extensive research on crypto projects prior to making any form of investment.
Em 2 de abril, um processo de US$ 1 bilhão foi aberto contra a Binance, seu CEO, Changpeng “CZ” Zhao, e três influenciadores do mercado cripto por promover valores mobiliários não registrados.
“Este é um exemplo clássico de uma exchange centralizada que está promovendo a venda de um valor mobiliário não registrado”, dizia o processo movido pelo escritório de advocacia Moscowitz e Boies Schiller Flexner.
Conforme relatado pelo Cointelegraph, o processo alega que “milhões” de pessoas podem ser elegíveis para indenização.
Leia mais: