Investidores da OpenAI pressionam pelo retorno de Sam Altman como CEO

De acordo com fontes familiarizadas com o assunto, os principais investidores da OpenAI discordaram da decisão do conselho de demitir o CEO Sam Altman e estão defendendo sua reintegração

O conselho de administração da OpenAI está recebendo críticas de investidores sobre a decisão de demitir seu CEO, Sam Altman.

De acordo com um relatório da Bloomberg de 19 de novembro citando pessoas familiarizadas com o assunto, vários investidores na OpenAI – a empresa de inteligência artificial (IA) por trás do ChatGPT – estão supostamente em contato com seu maior acionista, a Microsoft, em um esforço para reintegrar Altman como CEO.

Em 17 de novembro, a OpenAI anunciou a remoção de Altman do cargo de CEO, com sua diretora de tecnologia, Mira Murati, assumindo o cargo. 

Numa publicação no blog, o conselho alegou que faltava clareza e honestidade à comunicação de Altman, tornando difícil obter uma compreensão abrangente das operações.

A Thrive Capital, que deverá liderar uma oferta pública de aquisição de ações de funcionários, ainda não enviou os fundos, e a saída de Altman está prestes a impactar seu curso de ação.

Alegadamente, a Thrive deseja que o conselho reengaje Altman e Greg Brockman, seu presidente, que partiu na sexta-feira logo após Altman ter sido removido da empresa.

Brockman anunciou sua saída depois que foi revelado que Altman havia sido dispensado pelo conselho.

“Com base nas notícias de hoje, eu desisti”, declarou Brockman em um post no X (antigo Twitter).

Seguindo a notícia, três pesquisadores seniores da OpenAI , Jakub Pachocki, diretor de pesquisa; Aleksander Madry, chefe de preparação; e Szymon Sidor, pesquisador sênior, partiu.

Relacionado: OpenAI interrompe novas inscrições no ChatGPT Plus em meio à alta demanda

Enquanto isso, relatórios indicam que Altman está disposto a retornar à empresa, dependendo da renúncia do atual conselho até o final do fim de semana.

Além disso, o CEO da Microsoft, Satya Nadella, teria expressado seu apoio a qualquer decisão tomada por Altman, visto que a decisão do conselho também foi uma surpresa para ele.

No entanto, desde a demissão de Altman na sexta-feira, relatórios recentes afirmam que ele está a desenvolver um novo empreendimento de IA, segundo fontes conhecidas. Além disso, os relatórios indicavam que Brockman se juntaria a Altman neste empreendimento.

Revista: Treine modelos de IA para vender como NFTs, LLMs são grandes máquinas mentirosas: AI Eye

Você pode gostar...