Oferta inativa do Bitcoin (BTC) atinge novo recorde; análise on-chain

Análise de indicadores on-chain do Bitcoin (BTC), mais especificamente no Supply Last Active por diferentes períodos de tempo.

  • Ficou com alguma dúvida? O Be[in]Crypto possui uma série de artigos para lhe ajudar a entender o universo cripto. Confira!
  • Se quiser ficar atualizado no que acontece de mais importante no espaço cripto, junte-se ao nosso grupo no Telegram!

Fornecimento de BTC ativo pela última vez há mais de 1 ano

A última oferta ativa há mais de um ano geralmente cai acentuadamente antes do mercado atingir uma alta local (círculos pretos). Depois, muitas vezes chega ao fundo do poço durante o início dos ciclos de baixa (círculo azul) e somente depois começa a subir mais uma vez.

A razão para isso é que os detentores de longo prazo geralmente distribuem suas participações antes do ativo atingir uma nova máxima histórica de preço, Em seguida, reduzem suas vendas quando o preço atinge o fundo.

No início de junho, o Supply Last Active de mais de um ano atingiu um novo recorde de 65,72%. Anteriormente, valores próximos a 60% significavam que o Bitcoin já havia atingido um fundo de preço.

Em termos mais práticos, isso significa que 65% da oferta não foi movimentada desde julho de 2021, quando o preço estava em US$ 35.000.

Fonte: Glassnode

Padrões anteriores

Algo interessante surge ao analisar os fundos de 2015 e 2019 (linhas pretas) e o indicador Supply Last Active há mais de um ano. Em 2015, o fundo foi atingido em um valor de 53,4%, enquanto o primeiro topo de preço mais alto que o anterior foi feito em 59,4%.

Em 2019, o fundo foi atingido em 50%, enquanto o primeiro topo mais alto foi de 58,6%. Assim, a leitura atual de 65% é diferente tanto da de 2015 como da de 2019.

Como o indicador Supply Last Active já subiu acentuadamente após um período de queda, é provável que o BTC esteja em um mercado de baixa. No entanto, devido à leitura incomum em relação aos ciclos anteriores, ainda não está claro se um fundo de preço foi atingido ou se outra onda de capitulação se seguirá.

Fonte: Glassnode

Detentores de longo prazo do Bitcoin

O percentual de oferta que não se move há mais de cinco anos mostra sinais interessantes. Apesar de algumas pequenas quedas antes dos picos do ciclo de mercado, a oferta tem aumentado constantemente e atingiu um novo recorde histórico de 23,60% em junho.

Isso significa que ainda existem detentores de Bitcoin que não venderam suas reservas por um longo período de tempo e ainda estão acumulando o ativo.

Fonte: Glassnode

O artigo Oferta inativa do Bitcoin (BTC) atinge novo recorde; análise on-chain foi visto pela primeira vez em BeInCrypto Brasil.

Você pode gostar...