Escritório de Controle da Moeda (OCC) pede colaboração federal com intermediários de criptomoedas

Michael J. Hsu disse que a integração das criptomoedas ao mainstream ocorreu apesar da incerteza regulatória e legal e de uma série de golpes, hacks e outros eventos disruptivos.

O Controlador Interino da Moeda, Michael J. Hsu, destacou a necessidade de colaboração e coordenação com grandes intermediários de criptomoedas para entender melhor os riscos dentro do crescente mercado de criptomoedas, cuja capitalização total hoje é de US$ 2 trilhões.

Falando no Transatlantic Finance Forum sobre o tema “O Futuro dos Criptoativos e a Regulação”, Hsu apontou os vários meios – exchanges de criptomoedas, tokens não fungíveis (NFT) e metaverso – pelos quais qualquer pessoa com conexão à Internet pode investir, acrescentando:

“A integração das criptomoedas ao mainstream ocorreu apesar das incertezas regulatórias e legais e de uma série de golpes, hacks e outros eventos disruptivos. Para reguladores financeiros como eu, isso apresenta uma série de perguntas. Onde a atenção regulatória deve estar focada? O que deveria ser feito? Por quem? E porque?”

De acordo com Hsu, o Escritório de Controle da Moeda (OCC) lembrou que os bancos devem demonstrar capacidade antes de obter permissão federal para se envolver em atividades de criptomoedas.

O Controlador interino também destacou os riscos crescentes do mercado cripto, à medida que os detentores de stablecoins lastreadas em USD confiam que podem resgatar suas reservas por dólares americanos a qulquer momento, sem dúvidas:

“E se, no entanto, essa confiança for abalada ou se perder? Os detentores de stablecoins, sabendo que os primeiros a resgatar terão maiores chances de recuperar seu dinheiro, as resgatariam racionalmente imediatamente.”

Hsu pede a colaboração de intermediários de criptomoedas para minimizar as consequências de uma perda de confiança nas criptomoedas. “Enquanto os bancos e empresas fiduciárias têm uma longa e bem-sucedida história de custódia e proteção de ativos, a tecnologia subjacente às criptomoedas e a governança associada a certos tokens apresentam uma série de novos problemas que merecem análise e consideração cuidadosas”, concluiu.

Em sua audiência de confirmação na semana passada, o presidente do Banco Central dos EUA, Jerome Powell, confirmou que a agência divulgará um novo relatório sobre moedas digitais, apesar de não estar “exatamente da forma como deveria estar.”

Nova legislação sobre moedas digitais em breve

— Tom Emmer (@RepTomEmmer)

Como o Cointelegraph relatou, Powell destacou as mudanças em curso na política monetária, que considera a possibilidade de lançamento de uma :

As Cointelegraph reported, Powell highlighted ongoing changes in monetary policy, which is expected to address policy surrounding the possible rollout of a moeda digital do banco central (CBDC) nos Estados Unidos:

“O relatório realmente está pronto para ser publicado e espero que o divulgaremos – odeio dizer de novo – nas próximas semanas.”

LEIA MAIS

Você pode gostar...