O preço do Bitcoin pode chegar a zero?
O Bitcoin esteve em tendência de alta durante grande parte de sua existência, com seu preço subindo de praticamente zero a US$ 20.000 em menos de uma década. Mesmo sendo negociado pela atualmente pela metade de seu máximo histórico, a criptomoeda é uma das maiores moedas do mundo e, em sua curta vida útil, tornou-se um dos ativos mais lucrativos de todos os tempos.
Apesar desse crescimento, os detratores do Bitcoin há muito argumentam que é apenas uma questão de tempo antes que ele volte a zero; o ex-proponente do Bitcoin Cash, Calvin Ayre, declarou recentemente que o Bitcoin não tem valor, enquanto o magnata Warren Buffett frequentemente critica o Bitcoin, e recentemente disse à CNBC que toda criptomoeda (incluindo Bitcoin) não tem valor.
Mas o que seria realmente necessário para que o Bitcoin perdesse 100% de seu valor? Ao que parece, muito.
O Bitcoin poderia realmente perder todo seu valor?
Em 2018, dois economistas da Universidade de Yale (Yukun Liu e Aleh Tsyvinski) publicaram um relatório intitulado ‘Riscos e Retornos da Criptomoeda’, no qual os autores examinaram o risco de o Bitcoin chegar a zero no espaço de um dia. Usando os retornos históricos do Bitcoin para calcular a probabilidade disso acontecer, os autores descobriram que a probabilidade de um desastre não especificado levar o Bitcoin a zero variou de 0% a 1,3%, e estava em torno de 0,4% no momento da publicação. Para efeito de comparação, Tsyvinski afirmou que o euro (EUR) tem 0,009% de chance do mesmo, em entrevista à YaleNews.
Outros argumentam que o Bitcoin acabará caindo a zero porque carece de valor intrínseco. No entanto, embora não tenha nenhum valor intrínseco, o Bitcoin é apoiado pela confiança do consumidor e pela matemática. Isso é um pouco semelhante a moedas fiduciárias como o dólar americano (USD) e a libra esterlina (GBP), que já foram lastreadas em ouro (que tem valor intrínseco), mas agora são lastreadas pela fé no governo – embora alguns argumentem que o dólar americano pelo menos é realmente garantido por dívidas.
Cenários de casos marginais
Se o Bitcoin realmente caísse para zero, isso significaria que seria impossível negociar Bitcoin ou trocá-lo por bens e serviços, ou que a liquidez do lado da compra caiu para zero por algum motivo. Realisticamente, um dos únicos cenários plausíveis que podem causar isso é o Bitcoin sendo banido por todos os governos do mundo, potencialmente tornando-o ilegal de possuir ou usar – como é o caso em alguns países.
Isso também exigiria derrubar toda a rede Bitcoin, deixando todos os nodes offline – incluindo aqueles no espaço – e tornando impossível configurar novos. Isso, teoricamente e a menos que uma solução alternativa seja descoberta, tornaria impossível a transferência de Bitcoin e impediria o comércio clandestino, provavelmente tornando o Bitcoin inútil – mas isso seria quase impossível de realizar.
Outra possibilidade é que o Bitcoin possa ser simplesmente substituído por uma criptomoeda melhor ou um sistema de pagamento alternativo semelhante, tornando-o obsoleto (e, portanto, sem valor como método de pagamento ou reserva de valor). Esse cenário, no entanto, provavelmente levaria vários anos – talvez até décadas – para se concretizar.
Seja qual for o caso, é provável que o Bitcoin sempre retenha algum valor, seja como um item de colecionador ou como um artefato histórico para as gerações futuras.
Um fenômeno semelhante foi observado há relativamente pouco tempo, quando o Banco Central da Índia (RBI) desmonetizou notas de Rs 500 e 1.000 em novembro de 2016 devido a um grande aumento nas notas falsas. Embora as notas autênticas de 500 e 1.000 Rs não possam mais ser usadas como moeda legal na Índia, ainda mantêm algum valor como obras de arte ou como curiosidade.
O post O preço do Bitcoin pode chegar a zero? apareceu primeiro em Portal do Bitcoin.