Número de investidores que possuem Bitcoin nos EUA triplicou desde 2018: Pesquisa Gallup
Investidores dos Estados Unidos que possuem BTC triplicaram desde 2018, de acordo com a pesquisa.
Uma pesquisa recente revela que, nos últimos três anos, o Bitcoin vem ganhando força entre os investidores mais jovens dos EUA em termos de conhecimento, interesse e alocação.
O estudo conduzido pela empresa global de análise e consultoria Gallup revelou que o número de investidores nos EUA que possuem BTC saltou de 2% em 2018 para 6% em junho de 2021. A pesquisa define “investidores” como adultos com US$ 10.000 ou mais investidos em ações, títulos ou fundos de investimento.
Ela também revelou que os detentores de Bitcoin entre os investidores pesquisados com menos de 50 anos mais do que triplicou nos últimos três anos, de 3% em 2018 para 13% agora. Como esperado, o número é muito menor – apenas 3% – para o grupo de investidores com mais de 50 anos. Embora este número também tenha triplicado: era 1% em 2018.
Os pesquisadores observaram também que a posse de Bitcoin é relativamente modesta se comparada a de investimentos mais convencionais. A pesquisa revelou que 84% dos investidores entrevistados disseram ter investidmentos em fundos de índices de ações ou fundos mútuos, enquanto 67% disseram que possuíam ações individuais e 50% tinham títulos.
“Com 6%, a posse do Bitcoin é mais semelhante a do ouro, que 11% dos investidores afirmam possuir.”
Os resultados vêm da pesquisa intitulada Índice de Otimismo do Investidor Gallup, realizada entre 22 e 29 de junho de 2021, com 1.037 investidores dos EUA acima de 18 anos. A amostra do estudo foi ponderada para ser demograficamente representativa da população adulta dos EUA, e tem uma margem máxima de erro de 5%.
Relacionada: Pesquisa com milionários revela que 73% já possuem ou querem investir em criptomoedas
Outras descobertas revelam que a percepção de risco associada ao Bitcoin diminuiu nos últimos três anos. Quase todos os investidores pesquisados percebem o BTC como um investimento arriscado, no entanto, a porcentagem que o considera “muito arriscado” caiu de 75% para 60%. A maioria dos 35% restantes o considera “um tanto arriscado”, enquanto apenas 5% acham que o BTC não apresenta riscos.
O Gallup concluiu que grandes investimentos em Bitcoin por parte de empresas conhecidas como Tesla, Square e Morgan Stanley podem estar dando mais credibilidade ao ativo.
Uma pesquisa similar realizada com investidores institucionais em maio e junho revelou que mais de 80% dos executivos de fundos de hedge e dos gestores de patrimônio pesquisados que já possuem criptoativos pretendem aumentar suas posições no futuro.
LEIA MAIS