Nubank fica fora do ar e clientes que usam iPhone não conseguem acessar aplicativo do banco digital
Falha geral impede acesso de usuários que não podem completar login na fintech
O aplicativo do Nubank esteve fora do ar durante algumas horas nesta sexta-feira (10) para a maioria dos clientes do banco digital que utilizam o sistema iOS no smartphone. De acordo com a fintech, uma falha no sistema impedia usuários de efetuarem login no aplicativo da empresa.
Além de clientes que usam o aplicativo do banco digital em iPhones, a falha também atingiu alguns usuários com sistema operacional android. Os clientes do Nubank não conseguiam acessar a conta devido ao “evento inesperado”.
A falha registrada no aplicativo Nubank acontece poucos dias após o banco digital fazer ajustes no saldo de alguns clientes da NuConta. Alegando pagamento de boletos duplicados, a fintech descontou dinheiro de usuários que receberam o auxílio emergencial da Caixa.
Clientes não conseguem acessar conta do Nubank
O Nubank enfrentou uma falha que impossibilitou o acesso de clientes ao aplicativo do banco digital. Segundo a fintech, clientes com smartphones não conseguiam completar o login ao tentar acessar o aplicativo.
A falha foi percebida por usuários que relataram nas redes sociais o erro. A maioria dos clientes da Nubank com problemas para acessar o aplicativo são usuários do sistema iOS. No entanto, a fintech esclareceu que também usuários do sistema android foram atingidos nesse caso.
O Nubank declarou que a falha é geral e atingiu outros aplicativos além da fintech. Segundo declaração da empresa, o sistema de dados do aplicativo não apresenta problemas.
“Verificamos que um evento inesperado está acontecendo e impossibilitando o login em dispositivos iOS e aparentemente em alguns android. O erro está acontecendo com diversos aplicativos, então, não se preocupe, não é uma oscilação em nosso sistema.”
Banco digital enfrenta problemas
Com o acesso ao aplicativo temporariamente suspenso, o Nubank enfrentou problemas para concluir o login de usuários nesta sexta (10). A fintech identificou o problema como algo além do banco digital, afetando outros aplicativos também.
Em uma nota no comentário de uma cliente que reclama sobre o acesso ao Nubank, a empresa ensina como acessar a conta mesmo com o erro para iPhones. Segundo o negócio, os usuários podem tentar utilizar a rede móvel do smartphone para concluir o acesso.
“Em alguns casos, identificamos que fazer o acesso utilizando uma rede móvel (3G/4G) pode ter sucesso. De qualquer forma, pedimos que aguarde pois em breve a situação deverá ser normalizada.”
Algumas horas depois do problema ser relatado por usuários, o Nubank parece ter restabelecido o acesso dos clientes. Usuários que antes não conseguiam fazer o login já podem acessar o aplicativo da fintech.
Além desse problema, recentemente o Nubank descontou dinheiro em contas bancárias de clientes que supostamente receberam boletos duplicados. Conforme noticiou o Cointelegraph, o “crédito extra” aconteceu através do pagamento do auxílio emergencial da Caixa em boleto.
Milhares de reclamações de clientes apontavam que os ajustes na conta aconteceram de forma indevida. Após identificar o problema, o Nubank suspendeu os ajustes e devolveu o dinheiro descontado erroneamente.
Por outro lado, uma outra falha descoberta pelo pesquisador Heitor Gônvea mostra que dados de clientes do Nubank ficaram completamente expostos no Google. A opção “cobrar” no aplicativo da fintech gerava informações de usuários do banco digital, como CPF e email, que podiam ser acessadas pelo motor de busca.
Leia Mais:
- Bancos digitais crescem na pandemia e puxam revolução de instituições financeiras
- Flamengo lança banco digital e entra em disputa com Nubank e Inter após fechar patrocínio de R$ 105 milhões
- Erro de boleto duplicado da Caixa é o culpado pelo dinheiro que sumiu em contas do Nubank e no PicPay
- Dólares e libras digitais, executiva do Citi acredita que dinheiro fiduciário digitalizado é a chave para a adoção do Blockchain
- Simplex e Broxus firmam parceria que possibilita comprar Bitcoin e Ethereum no Telegram
- Nova York nega BitLicense da Bittrex por compliance inadequado
- O maior banco britânico proíbe compra de criptomoedas com cartão de crédito